Subscribe:
.

sábado, 13 de dezembro de 2025

Aliados pregam que Arco Metropolitano, maior obra viária das últimas décadas, será para Raquel o que BR-232 foi para Jarbas

Do BLOG CENÁRIO - Américo Rodrigo
charlesnasci@yahoo.com.br

A governadora Raquel Lyra (PSD) assinou, na sexta-feira (12 de dezembro), a autorização para o início das obras do Segmento 2, do Lote 2 do Arco Metropolitano (AVM). Com 25,32 quilômetros de extensão, o trecho vai do acesso da BR-232, em Moreno, até o entroncamento com a BR-101, no Cabo de Santo Agostinho. Os serviços têm previsão de 2 anos e receberão investimento de aproximadamente R$ 632 milhões, por meio do Programa PE na Estrada.

O evento contou com a presença de pelo menos 25 prefeitos, 14 deputados estaduais, cinco federais, além do ex-governador João Lyra Neto, o ministro de Pesca e Aquicultura, André de Paula, e o senador Fernando Dueire (MDB), que foi o secretário de Infraestrutura do governo Jarbas Vasconcelos, responsável pela implantação da BR-232. Durante coletiva de imprensa, o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, André Teixeira Filho, lembrou do marco que a BR-232 representou para o Estado, pontuando que haverá um novo Pernambuco após a conclusão do Arco Metropolitano.
"Teve que existir o dia 12/12/2025, que vai entrar na história de Pernambuco. Assim como o fato que esse homem aqui fez junto com Jarbas Vasconcelos", disse André, apontando para Dueire. "Existe um Pernambuco antes da BR-232 e vai existir um Pernambuco antes e depois do Arco Metropolitano", completou o secretário. Durante a solenidade, diversos aliados fizeram comparações com o feito de Jarbas Vasconcelos, reforçando o desejo de que o Arco Metropolitano tenha o mesmo simbolismo da BR-232. "Pernambuco é muito grato ao que fez Jarbas […] esse filme eu vejo de novo", afirmou o ministro André de Paula.

Já a governadora Raquel Lyra preferiu evitar comparações entre ela e o ex-governador ou entre as rodovias, mas pontuou que a obra trará mais investimento e indústrias chegando a Pernambuco, impactando na economia, assim como aconteceu com Vitória de Santo Antão (diretamente beneficiada pela BR-232), os moradores por onde passará o Arco Metropolitano não vão mais precisar sair de suas cidades em busca de oportunidade.
A governadora também falou que a próxima etapa será licitada entre janeiro e fevereiro, e que tem a intenção de fazer o Eixo Norte, mas precisa das etapas do Eixo Sul já iniciadas. "É que nem a retomada da Transnordestina. Nós precisamos do primeiro quilômetro, para que gente possa fazer a população acreditar, para que a sociedade acredite, a política acredite, porque assim, não tem mais quem pare Pernambuco", disse a governadora num primeiro momento.

"Teve gente que teve oportunidade de fazer mas não decidiu fazer, nós fizemos. Que Deus abençoe a gente nessa caminhada. Aproveitar para agradecer a Deus essa oportunidade. Vamos celebrar o Natal com o pé no acelerador e abrir os braços para que o ano novo chegue com mais fé, esperança e mais trabalho", finalizou.