Subscribe:
.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

Documentário "Noé da Ciranda" será exibido no Festival de Cinema de Triunfo

Do PORTAL DA CIDADE SURUBIM
charlesnasci@yahoo.com.br

O documentário "Noé da Ciranda", dirigido por João Marcelo, será exibido nesta sexta-feira (19 de dezembro) durante o 16º Festival de Cinema de Triunfo, um dos principais eventos do audiovisual pernambucano. A produção integra a sessão "Toda Terra Guardará Nossas Vozes", que acontece das 17h30 às 19h, reunindo curtas, médias-metragens e filmes experimentais.

Com 12 minutos de duração, o documentário presta homenagem a Mestre Noé da Ciranda, ícone da cultura popular de Surubim, falecido no último dia 30 de setembro. Agricultor, poeta e cirandeiro, Noé transformou o cotidiano em poesia e música, improvisando versos nas feiras livres do interior e mantendo viva a tradição da ciranda em Pernambuco.

A obra revisita causos, memórias afetivas e a trajetória artística de Noé Souto Maior Barbosa, fundador da Ciranda Rosa Branca, destacando sua importância como símbolo de resistência cultural e identidade popular. O filme apresenta a ciranda em sua essência: coletiva, dançante e profundamente ligada à vida comunitária.

A direção é assinada por João Marcelo, cineasta premiado com o Kikito de Ouro, no Festival de Cinema de Gramado, pelo documentário Cabocolino. Em Noé da Ciranda, o diretor adota uma abordagem sensível para retratar o legado de um mestre que levou o nome de Surubim além das fronteiras do estado. Sobre o festival

O Festival de Cinema de Triunfo teve início no domingo (14) e termina neste sábado (20), no Sertão do Pajeú, promovido pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secult-PE e da Fundarpe. Em sua 16ª edição, o evento reúne mostras de filmes pernambucanos e nacionais, além de ações formativas, oficinas e encontros voltados à valorização do cinema como ferramenta de expressão cultural e transformação social.

Com o tema "No Sertão, o cinema já nasceu encantado", o festival propõe uma programação que destaca narrativas ligadas à memória, à ancestralidade e aos territórios, reafirmando Triunfo como um importante polo de difusão do audiovisual no estado.

Confira mais informações sobre o Festival no
perfil do Instagram