Subscribe:
.

sexta-feira, 31 de julho de 2026

Real Time: Raquel Lyra tem 44% e João Campos, 42% no 1º turno em PE

Da CNN BRASIL
charlesnasci@yahoo.com.br

A pesquisa Real Time Big Data sobre a eleição para o governo de Pernambuco, divulgada nesta sexta-feira (31), aponta um empate técnico entre a atual governadora Raquel Lyra (PSD) e João Campos (PSB) nas simulações estimuladas de primeiro e segundo turno
.

No cenário de confronto direto apresentado aos eleitores, Raquel Lyra soma 44% das intenções de voto no primeiro turno estimulado, enquanto o prefeito do Recife, João Campos (PSB), pontua com 42%.

Em um eventual cenário de disputa no segundo turno, a governadora aparece com 45% das intenções de voto. Na sequência, João Campos soma 44%. Como a diferença numérica entre os dois é de apenas um ponto percentual, ambos encontram-se empatados dentro da margem de erro do levantamento, que é de dois pontos para mais ou para menos.

A pesquisa mediu a rejeição dos postulantes, mapeando em quem os eleitores não votariam de forma alguma. A social democrata possui 35% de rejeição, índice estatisticamente semelhante ao do candidato dao do candidato do PSB, que atinge 34%.

No outro extremo, referente à fidelidade, ambos os líderes possuem os mesmos 24% de eleitores que votariam com certeza em seus respectivos nomes. O levantamento também avaliou a gestão de Raquel Lyra. O atual governo estadual é aprovado por 61% dos eleitores pernambucanos, enquanto 37% desaprovam a administração.

Foram ouvidas 1.600 pessoas em Pernambuco entre os dias 27 e 30 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O índice de confiança é de 95%. A pesquisa foi realizada com recursos próprios do instituto e está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo PE-08413/2026.