Subscribe:
.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

OPINIÃO I Não viram a Vila, não vejam preconceito!

Foto: Divulgação/Reprodução
Por LUIZ CARLOS MOTA (Surubim News)
charlesnasci@yahoo.com.br

Eu digo não à xenofobia. Até faço campeonato de bairrismo interagindo com gaúchos, paulistas e cariocas nas redes sociais. Mas os mesmos são legais e inteligentes, contatos que me acrescentam bastante. É tudo farra e fanfarra. O que prevalece é o entendimento de hábitos e particularidades de cada região/estado. E isso me enriquece (mesmo sem conhecer os destinos em viagens). Que a Globo é centralizadora, todos nós (atentos) sabemos. A emissora enaltece alguns lugares e faz pouco alarde de outros por questões como: povoamento, localização, visibilidade, influência, potencial turístico e poder aquisitivo. Isso também acontece com os veículos de massa nos Estados Unidos. Por exemplo, não à toa Los Angeles é bem mais famosa que Sacramento, a capital da Califórnia.

Porém, detesto potencializar situações controversas, resumindo tudo a um suposto preconceito. A "esquizofrenia nordestina" e sua mania de perseguição não me representam. No caso da não transmissão do desfile da Vila Isabel (e da Estácio de Sá), a motivação da preterição não envolve o tema da escola de samba. Entendo que a população de Casinhas em especial estava com grande expectativa pra assistir ao desfile na íntegra e ao vivo. Presenciar conterrâneos na Marquês de Sapucaí, numa homenagem ao legado de Miguel Arraes, é algo relevante demais para o pequeno município. Entretanto, entre tantos julgamentos ao ocorrido, há muita alienação e asneira por parte de certo revoltados.

Ao longo dos anos, várias escolas de samba abordaram temas ligados ao Nordeste, sejam eles sobre figuras representativas, etnias, cidades, etc. O que a Globo fez pode ser classificado como deselegante, inapropriado e quiçá injusto. Mas não taxado como um boicote xenofóbico aos nordestinos. Isso é devaneio! Provavelmente por questão de queda na audiência, desde o ano passado já se cogitava a possibilidade da emissora cortar algumas escolas de samba da transmissão ao vivo. Houve reprovação de carnavalescos atingidos, abaixo assinado de entusiastas...

Contudo, no final das contas a Vila Isabel e a Estácio de Sá não escaparam do prejuízo, por abrirem o desfile nos seus respectivos dias. Mas tal prejuízo aconteceria inevitavelmente, com ou sem a inclusão temática da trajetória de um político pernambucano. Assim sendo, vale o desapontamento dos casinhenses, todavia, não procede o que muitos imaginam ter sido a causa. Em suma, as pessoas precisam se informar melhor, buscar conhecimento e abalizar-se. Sem instrução, não existe bom domínio perceptivo e senso crítico.