Subscribe:
.

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Comitiva de Casinhas marca presença no VII Encontro Nacional de Formação do Programa Água Doce, em João Pessoa-PB

A vice-prefeita Maria Pires, o secretário de Agricultura André Ferreira, a tecnóloga ambiental Elígia Maria e a coordenadora do CMDRS, Valdiane Santana, participam do evento (Foto: Divulgação-Reprodução)
Da REDAÇÃO, com G1
charlesnasci@yahoo.com.br

Uma comitiva do município de Casinhas participa, neste momento, do VII Encontro Nacional de Formação do Programa Água Doce (PAD), que vai capacitar famílias e gestores públicos a administrar sistemas de dessalinização de águas subterrâneas, salobras ou salinas. A representação casinhense é formada pela vice-prefeita Maria Pires, o secretário de Agricultura e Meio-Ambiente André Ferreira, a tecnóloga ambiental Elígia Maria e a coordenadora do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) Valdiane Santana. O evento acontece de hoje até a próxima quinta-feira (7) no Centro de Convenções de João Pessoa, capital da Paraíba.

O tema do encontro é "O Papel dos Estados, Municípios e Comunidades na Gestão Compartilhada dos Sistemas de Dessalinização". Vão participar da formação representantes de famílias beneficiadas pelo programa, além de representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA) - que coordena o evento - e de outros órgãos federais, governadores e prefeitos da região. O programa produz água de qualidade para consumo humano por meio da dessalinização de águas subterrâneas, salobras ou salinas. Atende, hoje, a cerca de 200 mil pessoas no semiárido nordestino.

O encontro visa fortalecer a integração das diversas instituições envolvidas na execução do programa e capacitar os técnicos dos Núcleos Gestores Estaduais e representantes dos municípios e comunidades para a gestão dos sistemas de dessalinização. O Programa Água Doce (PAD) abrange os nove estados do Nordeste – Alagoas, Bahia, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão – e Minas Gerais. Os municípios são escolhidos por critérios sociais, como Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), mortalidade infantil e risco de escassez de água.

Com informações do G1 Paraíba