Subscribe:
.

quarta-feira, 24 de julho de 2024

Promotor eleitoral de Surubim realiza reunião com responsáveis por sites e perfis de notícias no Instagram


Do CORREIO DO AGRESTE
charlesnasci@yahoo.com.br

Nesta segunda-feira (22), o representante do Ministério Público Eleitoral (MPE), Dr. Garibaldi Cavalcanti Gomes da Silva, se reuniu na sede das Promotorias de Justiça de Surubim, com os responsáveis por sites e perfis de notícias no Instagram, dos municípios que integram a 34ª Zona Eleitoral (Surubim, Casinhas e Vertente do Lério). O objetivo do encontro foi tratar da propaganda eleitoral na internet e a cobertura que será realizada por esses veículos de comunicação do período de campanha política.

O promotor esclareceu a importância do cumprimento da legislação como forma de evitar o cometimento de ilícitos e evitar as punições previstas em lei. Falou também sobre a necessidade de se confirmar a veracidade das informações recebidas a fim de coibir a veiculação de fake news (noticias falsas). Para o representante do MPE, a lisura da eleição depende principalmente dos meios de comunicação e dos eleitores, pois é através destes que o Juiz e o Promotor Eleitoral, tomam conhecimento das irregularidades que porventura estejam ocorrendo em cada município.

Outro ponto destacado, foi a obrigatoriedade de se conceder direito de reposta e tratamento igualitário aos candidatos, como no caso de entrevistas que devem ter a mesma duração. Todos os postulantes de determinado cargo, também devem ser convidados. O promotor ressaltou ainda a importância de se rebater com rapidez as notícias falsas para que não ocorra desequilíbrio na campanha eleitoral, assim como o descrédito na Justiça, e finalizou, asseverando que o meio mais forte de divulgação da propaganda eleitoral atualmente é a internet.

Participaram da reunião Thiago Henrique Souza da Silva (Surubim na Mídia); Crislayne Mayara de Lima Amorim (Surubim em Foco); Deivson Dangeas Soares da Silva (Surubim em Foco); Sérgio Ramos de Carvalho (Blog do Sérgio Ramos); Paulo Henrique de Melo Lago (Portal da Cidade/ Surubim); Antonio Sandegi Fernandes de Araújo (TV Surubim); Onildo Bernardino de Melo Neto (Oxente Surubim) e Fernando Farias Guerra (Correio do Agreste).

DENÚNCIAS

Dr. Garibaldi Cavalcanti explicou que há diferentes formas de se fazer uma denúncia. Elas podem ser com a identificação do noticiante apenas para o promotor e com total anonimato, ou seja, sem se identificar para o promotor, sendo esta última a que causa mais dificuldade para se investigar, pois não é possível colher as informações complementares com quem fez a denúncia. As irregularidades devem ser comunicadas ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) por canais de comunicação como Audivia, Whatsapp, e-mail e telefone. Os contatos estão no 
site da instituição.

CANAL DE INFORMAÇÃO

Ao final da reunião foi realizado um convite para a inclusão dos participantes do encontro em um grupo de WhatsApp da Promotoria que é utilizado como canal de troca de informações e de esclarecimentos.