Subscribe:
.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

Posse de Trump será a primeira dentro do Capitólio em 40 anos


Do PODER360
charlesnasci@yahoo.com.br

As baixas temperaturas que atingem a capital norte-americana no período em que as posses presidenciais são realizadas (sempre em 20 de janeiro, com raras exceções, como quando o dia 20 cai em um domingo) podem levar à realocação da cerimônia para o interior do Capitólio
. A previsão do tempo em Washington na posse de Trump é de frio extremo, com temperaturas mínima de -11°C e máxima de -4°C, segundo dados do National Weather Service publicados às 16h32 (em Brasília) de domingo (19.jan).

Por isso, o republicano assumirá seu 2º mandato dentro da Rotunda do Capitólio dos EUA, espaço circular localizado no centro do prédio, que conecta as alas do Senado e da Câmara. Além disso, o tradicional desfile pela Pennsylvania Avenue até a Casa Branca será transferido para a Capitol One Arena, um ginásio poliesportivo com capacidade para cerca de 20.000 pessoas.

A última posse a ser feita em ambiente fechado por causa das baixas temperaturas foi em 1985, quando Ronald Reagan (Republicano) assumiu seu 2º mandato. À época, as temperaturas ficaram em -14 ºC às 12h no horário local (14h em Brasília) – hora em que o presidente eleito deve fazer seu juramento de posse, segundo determina a 20ª emenda à Constituição dos EUA.

Reagan jurou exercer fielmente seu cargo e defender a Constituição norte-americana na Rotunda do Capitólio. A revisão de tropas, que é quando o presidente e o vice-presidente se dirigem aos degraus na Frente Leste do Capitólio para revisar as forças militares que compõem a escolta do desfile presidencial, e o próprio desfile foram cancelados.