Subscribe:
.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

Corpo de ex-presidente da Câmara de João Alfredo, morto em confronto com policiais, deve ser liberado do IML nesta sexta

Do CORREIO DO AGRESTE
charlesnasci@yahoo.com.br

O corpo do ex-presidente da Câmara de Vereadores de João Alfredo, José Joacir Cristóvão da Silva, de 47 anos, conhecido como Oim, deve ser liberado do Instituto de Medicina Legal (IML), em Caruaru, apenas na sexta-feira (19). Ele morreu na manhã desta quinta-feira (18), em confronto com policiais do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior, o BEPI, durante uma operação realizada na cidade de Vertentes.

Embora o fato tenha ocorrido por volta das 5h, o corpo só foi encaminhado para o IML no final da tarde, impossibilitando até o momento, que a família defina detalhes sobre o velório e o sepultamento. Segundo a polícia, a equipe do BEPI se dirigiu até uma residência onde o ex-vereador estava, para cumprir dois mandados de prisão contra ele e foi recebida a tiros. Os policiais revidaram. Após o confronto, o ex-parlamentar foi socorrido e levado ao hospital local, mas não resistiu aos ferimentos.

José Joacir foi vereador por dois mandatos consecutivos, de 2017 a 2024 e presidiu a Câmara de João Alfredo entre 2019 e 2020. O ex-parlamentar estava foragido desde setembro do ano passado, quando foi alvo de uma operação da Polícia Federal. A polícia informou que apreendeu uma pistola calibre .40 com numeração suprimida, sete munições intactas, seis deflagradas, um carregador e três celulares modelo iPhone. A ocorrência foi registrada na Delegacia de Vertentes.

Em 2024, Oim teve a candidatura a um terceiro mandato indeferida e lançou o filho, Júlio César, de 23 anos, que foi eleito. A esposa dele, Vânia Laura, disputou a prefeitura de João Alfredo no mesmo ano, mas não venceu a eleição. Nas redes sociais, a Prefeitura de João Alfredo e a Câmara Municipal divulgaram notas de pesar pela morte do ex-vereador.