Subscribe:
.

sábado, 14 de fevereiro de 2026

Com Raquel e João na cola, Lula visita fábrica de medicamentos em Suape

Do LEIA JÁ
charlesnasci@yahoo.com.br

O presidente Lula (PT) visitou, nesta sexta-feira (13), a expansão da fábrica da Aché Laboratórios Farmacêuticos no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife. A empresa conta com uma nova unidade, que passa a operar neste ano, aumentando em até 40 milhões de medicamentos na produção. A agenda foi cumprida ao lado do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, da governadora Raquel Lyra (PSD) e o prefeito do Recife, João Campos (PSB).

A visita contou com uma pequena comitiva ministerial. Além de Padilha, participaram da agenda o vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin, Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos, Luciana Santos, da Ciência e Tecnologia, e André de Paula, da Pesca e Aquicultura. Já na ala parlamentar, os deputados federais Pedro Campos (PSB-PE) e Luciano Bivar (União-PE) marcaram presença, juntamente com o senador Humberto Costa (PT-PE). A ex-deputada e pré-candidata ao Senado, Marília Arraes (SD) também compareceu.

A visita, por mais protocolar que pareça, carrega um peso político, tendo em vista a corrida eleitoral bastante acirrada que se aproxima no estado. Raquel Lyra e João Campos se mostraram presentes e atentos a todos os movimentos do presidente. Na composição da foto oficial, a governadora ficou do lado esquerdo de Lula, enquanto o prefeito da capital, e pré-candidato ainda não declarado, se manteve a um vice-presidente de distância.
O movimento pode refletir uma possível presença do petista em ambos os palanques durante a campanha eleitoral, por mais que representantes partidários se esquivem de responder ao questionamento. Humberto Costa, por exemplo, reafirmou que ainda é cedo para garantir algum posicionamento do PT em relação aos apoios nas eleições.

CARNAVAL PRESIDENCIAL

Neste sábado (14), Lula cumpre agenda privada no Galo da Madrugada, no Recife. Em um camarote exclusivo, o presidente deverá prestigiar o desfile de trios elétricos ainda durante a manhã, antes de seguir para Salvador, na Bahia. Com o governador Jerônimo Rodrigues, o presidente acompanha as festividades de Momo da capital baiana. Já no domingo (15), a agenda carnavalesca é no Rio de Janeiro, onde ele vai acompanhar o desfile da Niterói, escola de samba que escolheu a história de vida do presidente como samba enredo.

VISITA ÀS NOVAS INSTALAÇÕES

A unidade a ser inaugurada somou R$ 267 milhões de investimentos dos bancos Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES) e do Nordeste do Brasil (BNB). De acordo com o Ministério da Saúde, os recursos de automação e tecnologia industrial avançada permitem a ampliação da produção nacional de medicamentos. Desde sua instalação no Complexo Industrial Portuário de Suape, em 2019, a farmacêutica já recebeu R$ 1,6 bilhão para suas expansões.

A nova capacidade de produção, de até 40 milhões de medicamentos a mais, visa abastecer os estoques hospitalares, com farmácia injetáveis e colírios. Ao Sistema Único de Saúde (SUS), a Aché ainda fornece insumos para tratamento de doenças crônicas não transmissíveis e raras, como Artrite Reumatóide, Psoríase, Esclerose Múltipla e câncer.