Subscribe:
.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2026

Clima pesado

Do DIARIO DE PERNAMBUCO - Blog Dantas Barreto
charlesnasci@yahoo.com.br

O clima pesado foi sentido, ontem, tanto na reabertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa, quanto na posse da nova direção do TJPE. Na Alepe, apesar do abraço entre a governadora Raquel Lyra (PSD) e o deputado Álvaro Porto (PSDB), a animosidade estava a olhos vistos.
Principalmente, no momento em que o presidente da Assembleia foi à tribuna para fazer um discurso nada amistoso.

"Temos acompanhado com muita preocupação a ocorrência de ataques à imagem dos legislativos e dos legisladores, campanha que visa incutir na população uma imagem distorcida e mesquinha das nossas atividades, enquanto representantes do povo e como cidadãos". Essa foi uma das frases citadas por Álvaro.

Raquel fez um discurso mais brando, com fala mansa, mas disse aos parlamentares que estava ali "com coragem para enfrentar temas desafiadores". "O povo espera de nós não é barulho, distração, coisas pequenas. Espera trabalho", enfatizou em outro trecho do discurso.

Na posse do desembargador Francisco Bandeira de Mello na presidência do TJPE, além de Raquel Lyra e Álvaro Porto, estava o prefeito do Recife, João Campos (PSB). Foi a primeira vez que ele e futura concorrente na disputa pelo Governo do Estado se encontraram, depois das denúncias de parte a parte.

O prefeito não discursou e teve que ouvir Raquel citar os problemas que herdou das gestões do PSB. Ao final, ela foi aplaudida… Menos por ele. Pelo menos, houve um cumprimento formal quando a governadora voltou à mesa.