O vereador Florisvaldo Barbosa (PTB) voltou a fazer duras críticas à nova mesa diretora da Câmara de Casinhas e ao novo espaço alugado para realização das sessões plenárias. "Muito apertado. O banheiro é uma lástima", afirmou. O vereador oposicionista Sinha do Junco (PR) também fez coro: "Pra saber se está melhor ou pior, basta olhar em volta" (Foto: Blog do Florisvaldo)
DA REDAÇÃO DO +CASINHAS.COM
charlesnasci@yahoo.com.br
A primeira sessão ordinária da Câmara Municipal de Casinhas em 2011 foi marcada por algumas discussões polêmicas, pela definição dos líderes das bancadas e dos membros das comissões da Casa, mas, principalmente, pela estréia da vereadora Maria Pires no comando do Poder Legislativo local – ela que entrou para a história política de Casinhas como a primeira mulher presidente da Casa Manoel Veiga de Lira e Silva.
No plenário, algumas discussões geraram bastante controvérsia: as votações, por exemplo, de dois requerimentos, um pedindo a concessão do título de Vereadora Perpétua à padroeira da cidade – com direito, pasmem, até a salário –, e outro, de autoria da vereadora Euda Gomes (PSB), cobrando esclarecimentos junto à Secretaria de Educação sobre o não-pagamento do rateio de 2010 aos professores do município, deram o que falar. "Esse assunto já foi esclarecido e a gente não pode esquecer que Casinhas é a cidade que melhor paga hora-aula entre as cidades circunvizinhas", defendeu o vereador Everaldo Barbosa (PTB). Nenhum dos dois requerimentos, porém, foi aprovado.
Outro requerimento, este de autoria do vereador Walter Borges (PMN), concedendo votos de aplausos para o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, por ele ter designado o DNOCS para dar início aos trabalhos de revitalização da Barragem de Vertente do Heráclio, também foi bastante polemizado no plenário.
Segundo o vereador Sandoval Leal (PDT), a notícia teria gerado a insatisfação de alguns moradores que cultivam verduras e legumes no entorno da região onde o reservatório fica localizado. "Voto a favor do requerimento, mas espero que esse projeto não penalize os verdureiros", declarou. "O ideal seria prestar algum agradecimento ao ministro, que é pernambucano, quando o serviço fosse realizado", avaliou Everaldo Barbosa. "E se não fizerem direito, como há 10 anos atrás?", questionou o vereador Florisvaldo Barbosa (PTB).
Diante da saia-justa, Walter Borges destacou os benefícios do projeto para o município e convidou os parlamentares a formarem uma comissão, junto com o prefeito João Camêlo (PTB), para acompanharem a equipe técnica do DNOCS quando os trabalhos de revitalização da barragem forem iniciados. Apesar de ter dividido opiniões entre as duas bancadas, o requerimento foi aprovado.
Agressão A presidente da Câmara Municipal, Maria Pires, reservou um momento da última sessão ordinária (13/04), para um comunicado que foi feito pessoalmente pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Casinhas, Israel Crispim, e para ouvir o diretor do Colégio São Luiz, Manoel Basílio, que prestou esclarecimentos sobre o caso de violência envolvendo dois alunos e a vice-diretora daquela unidade de ensino, ocorrido no início do mês.
De acordo com Basílio, a briga aconteceu dentro da escola após um desentendimento entre dois alunos menores de idade ter terminado com um deles desferindo um golpe de estilete nas costas do outro. A vice-diretora tentou intervir e acabou também sendo ferida em uma das mãos. Basílio explicou que o aluno-agressor sempre demonstrou comportamento agressivo dentro da escola e que, por esse motivo, já teria acionado algumas vezes o Conselho Tutelar da cidade para tentar resolver a situação. O diretor informou ainda que, em conversa com a mãe do jovem agressor, a mesma teria solicitado que seu filho fosse transferido para outra escola.
Já o sindicalista Israel Crispim falou durante cerca de vinte minutos sobre a importância do STR do município e aproveitou para fazer um convite aos parlamentares para participarem da Marcha das Margaridas, que acontecerá nos dias 16 e 17 de agosto, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
PS – Pedimos desculpas aos nossos leitores/internautas pelo atraso na divulgação das informações contidas nesta postagem. A reportagem do nosso blog acompanhou a primeira sessão ordinária de 2011, mas acabou perdendo as anotações feitas na ocasião. Prometemos, na medida do possível, seguir acompanhando e trazendo para vocês os principais destaques da Câmara de Casinhas. Por outro lado, as informações contidas no post “Agressão” foram extraídas do blog do vereador Florisvaldo Barbosa.