Subscribe:
.

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

EDUCAÇÃO: Escolas públicas de Pernambuco vão formar programadores

Programa Pernambucoders vai capacitar alunos de unidades públicas para inserção no mercado de produção de softwares
Do DIARIO DE PERNAMBUCO
charlesnasci@yahoo.com.br

O primeiro contato que a aluna Maria Eduarda Silva, 16 anos, teve com a programação, em agosto deste ano, representou o passo inicial para uma futura carreira na área de informática. Além de propiciar a capacitação em um dos setores mais promissores do mercado de trabalho, o projeto Pernambucoders, lançado oficialmente ontem pelo governo do estado, é uma ferramenta de inclusão para a aluna, que nasceu surda e encontra poucos projetos educacionais com acessibilidade necessária. Duas vezes por semana, Maria Eduarda se reúne com cerca de 40 alunos da Escola Cônego Rochael de Medeiros, em Santo Amaro, para fazer parte da primeira turma da iniciativa, que ensina programação a alunos da rede pública do estado.

O projeto está presente em nove escolas de cinco municípios da Região Metropolitana. Em parceria com o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar), Porto Digital e a Universidade Federal Rural de Pernambuco, o Pernambucoders segue um modelo mundial de ensino da programação, chamado Code Club, e estará inserido como atividade extracurricular gratuita para estudantes do ensino fundamental e médio. Ao todo, serão 540 alunos beneficiados por semestre durante dois anos. "Esse é um trabalho que começa na Região Metropolitana, mas vai se estender por todo estado nos próximos anos. No futuro, essa será uma formação profissional sólida que vai abrir espaços no mercado de trabalho e dar mais oportunidades para mais na frente cursar uma universidade e estagiar", afirmou o governador Paulo Câmara.

As escolas foram selecionadas no começo do segundo semestre deste ano e iniciaram as atividades em agosto. Três são do ensino fundamental, três do ensino médio regular e três de referência, distribuídas no Recife, Olinda, Jaboatão, Paulista e Camaragibe. Ao todo 18 monitores que vão trabalhar com os alunos receberam capacitação do Cesar. Todos são estudantes de computação da UFRPE. Os objetivos do Pernambucoders são deixar a escola mais atrativa, potenticializar o aprendizado e estimular nos jovens o interesse pela área de Tecnologia da Informação. O projeto poderá ser ampliado para outras escolas e posteriormente migrar para o interior do estado.