Subscribe:
.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

CARNAVAL: Saiba quais são os enredos das escolas de samba do Rio para 2017

Desfiles acontecem no Sambódromo da avenida Marquês da Sapucaí, no Rio (Foto: Google Imagens/Reprodução)
Do EGO
charlesnasci@yahoo.com.br

As escolas de samba do Rio de Janeiro já estão a todo vapor. Os ensaios não param e o Carnaval 2017 já está batendo na porta. Exageros à parte, todos os enredos já foram definidos, e EGO listou os do Grupo Especial para você já ficar por dentro dessa festa. Confira:

Paraíso do Tuiuti
Com o enredo "Carnavaleidoscópio Tropifágico" a nova escola do Grupo Especial promete abrir os desfiles do Rio com uma homenagem ao movimento tropicalista. Uma mistura de muita cor e música vão mostrar que ela voltou para brilhar na Avenida.

Grande Rio
A escola resolveu homenagear ninguém mais ninguém menos que Ivete Sangalo! Pois é, a história da baiana de Juazeiro vai ser contada em diversas alegorias e promete levantar poeira no Sambódromo. Alguém aí duvida que Veveta vai arrasar?

Imperatriz Leopoldinense
Os índios vão invadir a Avenida! Com o enredo "Xingu, o clamor que vem da floresta", a escola promete homenagear a reserva criada pelos irmãos Villas-Bôas e trazer o espírito da Floresta Amazônica para o meio do Sambódromo.

Vila Isabel
A escola do bairro de Noel Rosa vai falar sobre "O som da cor". Com o descobrimento de novas terras, estilos musicais de diversos lugares acabaram se encontrando e criando novos ritmos. Do toque da zabumba ao ritmo do axé, a Vila Isabel garante que não vai deixar ninguém parado na noite de carnaval.
Salgueiro
Dante Alighieri pode até ser italiano, mas sua mais famosa obra virou inspiração de enredo de carnaval. Com o tema "A Divina Comédia do Carnaval", o Salgueiro quer mostrar que o Inferno é o nosso calor, que o verdadeiro pecado é não se entregar e que a folia é sim divina!
Beija-Flor de Nilópolis
A escola escolheu resolveu homenagear o autor José de Alencar e vai entrar na Sapucaí com o enredo "A Virgem dos Lábios de Mel – Iracema". As alegorias prometem tratar desde a colonização da América até a feminilidade da personagem indígena. Tem como ser mais brasileiro?
União da Ilha
Com o tema "Nzara Ndembu – Glória ao Senhor Tempo", a escola da Ilha do Governador vai transportar a todos para a África e convocar Kitembo, uma espécie de orixá do tempo. Esse espírito livre, conhecido como Rei da Angola, vai percorrer a Sapucaí com sua história através dos séculos.
São Clemente
O nome do enredo dessa escola não é nada fácil: "Onisuáquimalipanse". Por hora, a explicação do nome ainda não foi revelada, mas já sabemos que vai contar a história de um período da França, antes de sua famosa Revolução. Reis, rainhas e muito luxo devem marcar presença na Avenida para deixar a todos deslumbrados.
Mocidade Independente de Padre Miguel
A escola quer tornar o Sambódromo um conto árabe. O enredo "As mil e uma noites de uma 'Mocidade' prá lá de Marrakech", quer levar, através das areias sopradas pelo vento, as histórias de Sherazade e toda a cultura da Arábia para o meio da Avenida.
Unidos da Tijuca
"Música na alma, inspiração de uma nação": é com esse enredo que a escola vai unir Pixinguinha e Louis Armstrong, dois mestres da música que realmente se encontraram em 1957. E é claro que a mistura de estilos só pode resultar em algo memorável. E o resultado a gente vai descobrir quando a escola entrar no Sambódromo.
Portela
Após uma Olimpíada voltada para o meio ambiente, a escola vai traçar a sua história através da natureza com o enredo "Foi um rio que passou em minha vida e meu coração se deixou levar". Para quem fez a viagem da águia em 2016, levar o caminho das águas para o meio da Avenida em 2017 vai ser só mais um desafio.
Mangueira
A atual vencedora do carnaval vai tentar a dobradinha com o enredo "Só com a ajuda do santo". A escola quer falar sobre a forma que o brasileiro lida com a religiosidade. Em um país tão plural, a verde e rosa quer provar que a Sapucaí não é pequena demais para mostrar todas essas manifestações.
Imagens: Facebook/Reprodução