Subscribe:
.

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

COLUNA "Filmes, séries e afins - FSA": DC X MARVEL

Imagem: Zanygeek.com/Reprodução

Por MAIARA LIMA*
Especial para o blog

Bem, nas últimas duas décadas - e destaco esse tempo só pelo fato de terem havido mais lançamentos - o gênero super-heróis ganhou cada vez mais espaço nas telonas. Protagonizando este novo foco da indústria cinematográfica estão os studios DC e MARVEL. E você? Prefere o Super-Homem ou o Capitão América? Batman ou Homem de Ferro? The Flash ou Homem-Aranha? Liga da Justiça ou Os Vingadores?

É uma disputa que divide opiniões, mais não deixa de ser um ganho pra quem gosta do gênero, pois, com dois studios lutando pela liderança deste protagonismo, os fãs tem uma oferta tão grande de filmes que fica quase sufocante. Não dá pra sentir falta, nem fome de mais, e isso ficou cansativo pra muita gente. A sensação geral é de que há um filme de herói lançado a cada mês. E esse ano não será diferente. 

Vamos falar do cenário atual. Não quero que vocês foquem no "prediletismo" que podem ter por certos personagens, mas sim na qualidade das produções. Assim, fica bem evidente que a MARVEL está ganhando a briga contra a DC. Tanto que as duas últimas produções dos studios DC - Mulher- Maravilha (https://www.youtube.com/watch?v=tqfOtQ5auBA) e Liga da Justiça (https://www.youtube.com/watch?v=yCXiKRYJ9Jo) - parecem um filme dos studios MARVEL. A DC tem suas qualidades, em certas produções em especial, com enfoque em personagens maravilhosos, como o Coringa de O Cavalheiro das Trevas (https://www.youtube.com/watch?v=4gHh4TGxCK0), definitivamente o melhor personagem do universo DC nos cinemas, até hoje. DC tem um segmento mais obscuro e melancólico em seus filmes, e isso estava batendo de frente com o tom divertido da MARVEL.

Falando de coisas mais recentes, BatmanvsSuperman (https://www.youtube.com/watch?v=FCe8NDiTxDM) não pode competir contra Capitão América: Guerra Civil (https://www.youtube.com/watch?v=GUvlQFQvouw), o segundo é infinitamente superior e elevou o nível da disputa. A DC conseguiu se recuperar com Mulher-Maravilha e tentou manter o nível do avanço com Liga da Justiça, mas ainda tem muito caminho pra alcançar filmes como Guardiões da Galáxia Vol. 2 (https://www.youtube.com/watch?v=00FbXYUkSa0), Thor: Ragnarok (https://www.youtube.com/watch?v=SudsZi_i7HY) e, falando das novidades, Pantera Negra (https://www.youtube.com/watch?v=CSHPaQ5CZkQ). Não vou citar Os Vingadores: Guerra Infinita (https://www.youtube.com/watch?v=oKKjcit4C64), é ainda mais injusto.

Particularmente o gênero super-herói não é muito minha praia, mas eu gosto de assistir de tudo e estou sempre pronta para mais um, e ainda tenho muitos "mais um" do gênero para ver. Então, mãos à obra! Pois Pantera Negra é estréia da semana nas telonas! Enfim, essa semana vou ficando por aqui, esta foi a coluna mais curta que escrevi até agora, o que é irônico, pois o tema e acervo do mesmo renderiam longas páginas de discussão, mas certas coisas seriam melhores se fossem menos, bem menos.

ESTRÉIAS DA SEMANA:

//Pantera Negra (Black Panther)

(Do Oscar)

//Três Anúncios Para Um Crime ( Three Billboards Outside Ebbing, Missouri)

//Lady Bird: A Hora de Voar (Lady Bird)

//Eu, Tonya (I, Tonya)

//Mudbound: Lágrimas Sobre o Mississippi (Mudbound)


*MAIARA LIMA é estudante de Letras da UFPE, professora de Língua Portuguesa e Espanhola, Redação e Literatura e completamente apaixonada por Cinema e Literatura Comparada. Ela escreve todas as sextas-feiras aqui para o Blog MAIS CASINHAS. Contato: may.borgesl2@gmail.com