Subscribe:
.

quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

O segundo ano de Jair Bolsonaro

Foto: Divulgação/Reprodução
Do BLOG EDMAR LYRA
charlesnasci@yahoo.com.br

Eleito em 2018 contrariando todas as expectativas para as eleições, o presidente Jair Bolsonaro assumiu no ano passado o cargo sob muita desconfiança de seus adversários e esperança de seus apoiadores. Passado um ano da sua posse, Bolsonaro já tem o que mostrar aos brasileiros. No tocante ao emprego, o Brasil de Bolsonaro gerou 1 milhão de empregos formais, reduzindo para menos de 12 milhões o número de desempregados no país. A taxa básica de juros, a Selic, foi reduzida ao menor patamar da sua história, evidenciando que o Brasil está conciliando inflação baixa com juros baixos. A Bolsa de Valores atingiu a maior pontuação da sua história chegando a 118 mil pontos e as notas de crédito do Brasil voltaram a ficar com perspectiva positiva.

Assim como em 2019, quando tivemos a reforma da Previdência aprovada, a expectativa do país é que tenhamos avanços importantes como a tramitação do Pacto Federativo, da reforma tributária e da reforma administrativa. São medidas que trarão ao governo federal condições de reduzir o custeio da máquina pública e ampliar a sua capacidade de investimento.

Se em 2019 tivemos um crescimento de 1,1% em relação a 2018, a perspectiva é que tenhamos em 2020 um crescimento em torno de 2,2% podendo chegar a 2,5%, o que configuraria no terceiro ano de crescimento real da economia brasileira. Como a economia é quem dita os rumos da política, se tudo fluir como esperado, o presidente Jair Bolsonaro, apesar dos equívocos na política com confusões desnecessárias, terá papel importante nas eleições deste ano, sobretudo nas capitais, onde ele já foi muito bem votado em 2018.