Subscribe:
.

quinta-feira, 6 de maio de 2021

Léo Souza, 21 anos: morador de Casinhas apaixonado pela arte de cozinhar se prepara para lançar livro com quase 200 receitas

Jovem cozinheiro da comunidade do Catolé de Napoleão revela como tudo começou, sonhos e projetos em entrevista ao nosso blog
Foto: Divulgação/Reprodução

Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

"As receitas reunidas em 'Léo Souza na Cozinha' fazem parte do repertório que começou ainda na infância e se manteve presente durante toda minha vida. O livro traz mais de 180 receitas testadas por mim, entre bolos, doces, salgados, carnes e sobremesas para você preparar em sua casa. Comidas que carregam consigo histórias de afeto e de muitas reuniões entre família e amigos".

Assim começa a introdução do primeiro livro de receitas que o jovem cozinheiro Leonardo Souza da Silva, mais conhecido como Léo Souza, de 21 anos, deverá publicar em breve, inicialmente no formato digital (e-book), e posteriormente, em versão impressa. Morador da comunidade do Catolé de Napoleão, Léo é bastante conhecido no município pela paixão dedicada à arte de cozinhar e, claro, pelos dotes culinários advindos daí. "Já se vão 7 anos inteiramente dedicados à cozinha. Foram 7 anos de muita inspiração", conta, orgulhoso.

Em entrevista concedida ao Blog MAIS CASINHAS, Léo Souza revelou detalhes sobre como tudo começou, sonhos e projetos para o futuro. Confira:

Há 7 anos que você vem desenvolvendo seu talento com a culinária, ainda adolescente, aos 14 anos. Como surgiu essa paixão pela arte de cozinhar?

- Surgiu naturalmente, eu gostava muito de acompanhar programas de culinária na TV, gostava muito de acompanhar Ana Maria Braga e sempre que eu pegava em dinheiro ia ao mercado comprar os ingredientes das receitas que ela ensinava e foi daí que fui tomando cada vez mais gosto e paixão pela gastronomia.

Você começou preparando docinhos que você mesmo vendia. Conta como foi o início de tudo.

- Eu comecei fazendo torteletes (empada doce) e os docinhos bem casados. Fazia uma média de 100 unidades por dia, 50 unidades de cada, e sempre vendia. E as pessoas sempre compravam, divulgavam e até hoje, graças a Deus, continuam fazendo sucesso a cada dia. Na escola, as empadas eram uma maior sucesso. E, como eu disse, o início de tudo foi tomando gosto pela coisa assistindo programas de TV. Isso foi me inspirando cada vez mais, sempre fui determinado, nunca desisti de focar nisso. Às vezes, sempre vinha alguém que falava: 'Léo, trabalhar com comida não é fácil, esquece esse ramo'. Eu sempre ignorava, ficava calado. E essa pessoa hoje é uma de minhas clientes.

De onde vem sua inspiração? O que sai hoje da sua cozinha?

- Minha inspiração vem de Ana Maria Braga, que é uma mulher guerreira, e que construiu uma boa parte da sua trajetória vitoriosa dentro da cozinha. E da minha cozinha hoje sai vários pratos, em diversos sentidos e sabores.

Já trabalhou comandando a cozinha de algum restaurante ou se interessa por isso?

- Nunca trabalhei na cozinha de alguém, nem em bares, lanchonetes ou restaurantes. Até já recebi convite, mas sempre recusei. Eu me sinto bem na minha própria cozinha, de onde venho adquirindo toda minha experiência, do meu jeito, a cada dia.

E como surgiu a ideia de elaborar e lançar um livro de culinária? Fale um pouco do conteúdo, das receitas.

- A ideia surgiu da vontade de compartilhar mesmo com as pessoas o que aprendi desde a minha infância, na teoria e na prática. No livro as pessoas vão encontrar receitas com todas as minhas dicas ensinando como preparar pratos rápidos, práticos e de baixo custo. São mais de 180 receitas de comidas doces e salgadas.

Em que fase do livro você já está, quando pretende publicar? Como será feita sua venda e distribuição?

- O livro está sendo organizado e já está quase concluído. Pra começo, sua venda será virtual, porque a ideia realmente será lançá-lo, de início, no formato e-book, em PDF, onde as pessoas poderão receber por e-mail, pelo WhatsApp, e poderão salvar em seus celulares e computadores para leitura. Mas muito breve, com toda certeza, eu pretendo, sim, lançá-lo também na versão impressa. 

Você tem outros projetos para o futuro? Qual é o seu maior sonho neste ramo da culinária?

- O meu sonho é ter um espaço gourmet próprio, aqui mesmo, na minha comunidade, onde eu pudesse comercializar minha comida e também ensinar a outras pessoas que, como eu, também gostam de cozinhar. Gostaria muito de poder oferecer cursos básicos de doces, salgados e muito mais. Assim como também gostaria de levar esse projeto para outros lugares, ofertando meus conhecimentos e toda a minha experiência na arte da cozinha, especialmente, para aquelas pessoas que não tem condições de pagar por um curso de culinária.

Siga Léo Souza nas redes sociais
acessando: @leosouzaaoficial

Faça sua encomenda com Léo Souza Doces & Salgados através do contato: (81) 98127-8727