Subscribe:
.

segunda-feira, 14 de junho de 2021

Alunos da rede municipal de ensino de Casinhas participam do Concurso Ler Bem 2021

O estudante Danilo Barbosa do Nascimento, da Escola Gedeão Almeida, vai representar o município na etapa regional da competição

Da REDAÇÃO, com ASCOM CASINHAS
charlesnasci@yahoo.com.br

A Prefeitura de Casinhas, através da Secretaria Municipal de Educação, mobilizou estudantes, pais, professores e gestores para participarem do Concurso Ler Bem 2021. O certame de leitura é promovido há 11 anos pela Associação Pernambucana de Atacadista e Distribuidores (ASPA) e visa, através de uma competição escolar, incentivar a formação de jovens leitores do 4º ano do Ensino Fundamental I, matriculados nas escolas municipais de Pernambuco.
Nesta segunda-feira (14), foi realizada a primeira etapa com a participação de 12 escolas do município de Casinhas. Cada estudante, com idade máxima de até 10 anos, fez o teste de leitura realizado através da plataforma Meet, referente à fase municipal. Os alunos são escolhidos após avaliação da leitura de textos de gêneros diversos, selecionados pela Secretaria de Educação, obedecendo aos seguintes critérios: espontaneidade, entonação da voz e aplicação de pausas necessárias pela pontuação.
Os livros escolhidos para leitura dos participantes na fase municipal foi "O Pequeno Príncipe no Planeta das Poesias" e "O Pequeno Príncipe no Planeta Terra", do autor Carlos Gomes.

CASINHAS JÁ TEM REPRESENTANTE PARA A FASE REGIONAL

O estudante escolhido para representar o município na etapa regional do Concurso foi Danilo Barbosa do Nascimento, da Escola Municipal Gedeão Almeida, da comunidade do Catolé de Napoleão. Seu pais são Maria Simone e Adeilson Lima, sua professora é Elizangela Correia, coordenadora pedagógica é Izabela Aguiar e a gestora escolar é Fabíola Andrade. A comissão julgadora, no município, foi formada pelas professoras de Língua Portuguesa Lanuza Duarte, Raiane Dalini e Suzana Aguiar. A supervisão geral da etapa municipal ficou a cargo da secretária de Educação, Sandreane Domingues, da diretora de Ensino, Magda Roberta, e da coordenadora dos Anos Iniciais, Eliane Gonçalves.
A segunda fase, com as Semifinais Regionais, ocorrerá de 02 a 09 de agosto, quando serão formados grupos, divido por regiões, das Secretarias Municipais de Educação participantes do projeto. De cada região será classificado 03 candidatos, após avaliação de uma comissão julgadora formada pela Aspa. Os três representantes de cada região irão para a final, que acontece no dia 7 de outubro. Nesta fase serão escolhidos o primeiro, segundo e terceiro colocados no Concurso, diante de uma comissão julgadora formada por 03 (três) membros, cuja composição será mantida em sigilo até o momento decisivo do Concurso.

PREMIAÇÕES

Na primeira fase cada estudante classificado para as Semifinais receberá um tablet (prêmio entregue na Fase Semifinal do Concurso). O aluno classificado de cada cidade receberá também uma camiseta com a identificação do município e um livro (do qual sairão os textos para a leitura nas Semifinais do Concurso). Na segunda fase todos os alunos classificados para a Final receberão um livro (do qual sairão os textos para a leitura na Final do Concurso).
O aluno primeiro colocado no 11º Concurso Ler Bem receberá como prêmio especial um Notebook, e a participação no 20º Encontro Aspa, que será realizado de 03 a 05 de Dezembro/2021, com uma hospedagem em apartamento duplo no Enotel Resort & Spa. O aluno deve ir ao evento acompanhado dos pais ou responsáveis legais. Também serão premiados com hospedagem em apartamento duplo para o mesmo evento o gestor da escola onde estuda o aluno vencedor do Concurso, como também o seu professor e o secretário de Educação do município vencedor.

Os segundo e terceiro colocados também receberão um notebook e participarão do 20º Encontro Aspa, com uma hospedagem em apartamento duplo. Os alunos devem ir ao evento acompanhados dos pais ou responsáveis legais. Também serão premiados com hospedagem em apartamento duplo para o mesmo evento: os respectivos professores dos alunos segundo e terceiro colocados.