Subscribe:
.

segunda-feira, 10 de outubro de 2022

Um novo PSB surge em torno de João Campos


Da CBN RECIFE - Blog de Elielson
charlesnasci@yahoo.com.br

Mesmo saindo menor das urnas no último dia 2 de outubro, reduzindo a bancada eleita de 32 para meras 14 cadeiras, o PSB aparece com novos quadros e com os históricos aposentados. Nomes do viés ideológico do partido foram derrotados nas urnas, por isso um novo PSB surge muito mais jovem e com tudo para estar nas mãos do prefeito do Recife e herdeiro direto de Eduardo, João Campos. A liderança de João dentro do partido é inconteste. O atual presidente Carlos Siqueira já revelou que não vai disputar mais o comando da sigla.

Seja qual for o resultado do segundo turno, cairá sobre Campos o peso de fazer bem a sucessão nacional para a assumir a legenda, que já foi presidida pelo seu bisavô Miguel Arraes e seu pai Eduardo Campos. Se der Lula, João terá que dividir o peso da condução do partido com o vice-presidente Geraldo Alckmin. Caso contrário, se Bolsonaro for reeleito, dois caminhos poderão serem seguidos pelo prefeito se assumir a condução da legenda: ou dar uma guinada ao centro e buscar ampliar o diálogo, ou manter a linha do partido no campo de oposição e na agenda progressista sem fazer concessões.

Por fim, com a saída do PSB do Governo de Pernambuco após 16 anos de comando, restou ao prefeito João Campos conduzir os destinos da sigla no Estado. Isso passa pelo apoio à candidatura de Marília Arraes e por consequência pela sua sucessão na capital pernambucana em 2024.