Subscribe:
.

terça-feira, 29 de novembro de 2022

Fé e emoção marcam mais de cem anos da Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição em Orobó

São aguardados fiéis de 20 municípios circunvizinhos, no maior evento religioso da região

Do DIARIO DE PERNAMBUCO
charlesnasci@yahoo.com.br

O município de Orobó, Agreste Setentrional de Pernambuco, inicia a partir desta terça-feira (29) a festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição, maior evento religioso da cidade. Orobó tem aproximadamente 25 mil habitantes, a festividade já se tornou tradicional no local, atraindo devotos de cerca de 20 municípios circunvizinhos. A festa segue até o dia 09 de dezembro com uma programação diversa.

Todos os dias, pela manhã, há a reza do Ofício e a celebração da Santa Missa com a participação de muitos fiéis. À noite terá novena em louvor a Santa Mãe de Deus Filho, Nossa Senhora da Conceição, ladainha e adoração ao Santíssimo Sacramento. Após a parte religiosa há apresentações culturais na praça da cidade, como cantoria de viola, músicas ao som de flautas, ballet, autos de natal, entre outros.

Dia 08 de dezembro, é considerado o ápice da festa, em que acontecem celebrações de missas solenes, com a descida da imagem de Nossa Senhora da Conceição e uma procissão percorrendo as ruas da cidade. No dia 9 de dezembro ocorre a subida da imagem ao nicho, ou local de origem, ao altar, em seguida terá o show religioso com o Pe. Alessandro Campos. A paróquia está vendendo as camisas da tradicional festa na Secretaria Paroquial, e nas farmácias Nossa Senhora da Conceição, São Pedro, Santa Tereza e JM Farma, e lojas de artigos religiosos Dom de Deus.

O Vigário Paroquial de Orobó, Pe. Sebastião Costa ressalta suas expectativas para a festa deste ano. “Toda a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição tem a imensa alegria de mais uma vez realizar a Festa da Padroeira. Sejam todos bem-vindos. Estamos aguardando a todos os fiéis e devotos para participar desta abençoada festividade. Juntamos todos para vivenciar as bênçãos de Deus e a proteção da Virgem Imaculada Conceição. Agradecemos ao comércio, visitantes, imprensa local e de toda região, a colaboração e divulgação. Venha participar”, ressaltou o Padre Sebastião Costa.

"Ao longo de 104 anos a nossa terra tem prestado louvores e agradecimentos a Deus celebrando a Virgem da Conceição de um modo filial. A matriz de Orobó se torna pequena, mas ao mesmo tempo uma grande basílica de fé, louvor e ação de graças a Deus no dia de Nossa Senhora da Conceição. Serão dias de emoção e alegria para todos que participam dessa grandiosa festa", comentou o Vigário de Bom Jardim, que é filho da paróquia de Orobó, Pe. Antônio Lucena.

Natal

Com o natal se aproximando, a prefeitura municipal dá início a programação da Semana de Natal, com a inauguração da iluminação natalina da cidade, que faz parte da programação da festa da padroeira. O evento acontece nesta terça-feira (29), às 20h, na Praça Coronel Abílio de Souza Barbosa. Com apresentação da Ciranda do Mestre Josivaldo Caboclo.