Subscribe:
.

sábado, 9 de setembro de 2023

O reconhecimento de Silvio Costa Filho


Da FOLHA DE PERNAMBUCO - Edmar Lyra
charlesnasci@yahoo.com.br

Com uma trajetória política de quase duas décadas, Silvio Costa Filho já foi vereador do Recife, deputado estadual por quatro mandatos, secretário de estado, e deputado federal no segundo mandato. Sempre esteve alinhado com Lula e buscou uma convergência política com a esquerda. Nas eleições de 2022, a contragosto do seu partido, que apoiou a reeleição de Jair Bolsonaro, fez campanha para Lula em Pernambuco e sempre demonstrou lealdade ao presidente. Na última quarta-feira, Silvio foi oficializado como ministro dos Portos e Aeroportos, uma pasta complexa que demanda muita capacidade de articulação e de entregas.

Com a chegada de Silvio à Esplanada, Pernambuco passa a contar com quatro ministros: André de Paula (Pesca), José Múcio Monteiro (Defesa), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia) e o próprio nos Portos e Aeroportos. Essa forte presença pernambucana na Esplanada pode consolidar a chegada de mais investimentos para o estado.

Pelo seu trânsito em Brasília, tornando-se um dos melhores parlamentares da bancada federal pernambucana, Silvio tem tudo para fazer um grande trabalho à frente da pasta e não só isso, tornar-se um importante ator majoritário em Pernambuco, uma vez que nestes quase vinte anos de vida pública sempre demonstrou competência e capacidade nas funções que ocupou mas estava numa condição de coadjuvante. As circunstâncias políticas levam o parlamentar a um inédito papel de protagonismo, que se for bem explorado lhe dará condições de pelo menos reivindicar uma das duas vagas ao Senado na chapa da Frente Popular em 2026.