Do FALA PE
charlesnasci@yahoo.com.br
Um dado interessante a ser observado nas eleições de 2024 é o reflexo do número de seguidores dos candidatos nas redes sociais nos resultados das urnas. Apesar do peso da chamada "mídia tradicional", conglomerado que envolve a tevê, o rádio, o impresso e o on-line, a tendência – e a aposta – é que as mídias sociais exerçam papel de influência na disputa, principalmente em relação à parcela mais jovem do eleitorado.
E chama a atenção o desempenho do prefeito João Campos (PSB) em plataformas como o Instagram, por exemplo. Pré-candidato à reeleição, o socialista tem investido bastante em conteúdos digitais e ampliado o canal de comunicação em relação às ações da prefeitura, massificando assim as informações junto à população acerca dos serviços e investimentos que têm sido feitos na capital.
Essa movimentação tem feito subir o número de seguidores do prefeito na rede, que hoje conta, em números, com cerca de 70% do total de eleitores da capital. Em dados, João Campos contabiliza cerca de 851 mil seguidores, enquanto o Recife, segundo o último relatório divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Pernambuco, conta com 1.217.059 eleitores. Esse número – 851 mil seguidores – é, ainda, maior que o total de votos válidos registrado na última eleição municipal, realizada em 2020, que foi de 798.791 votos.
Esse percentual não implica diretamente em intenção de voto ou aprovação da gestão, mas amplia a capacidade de comunicação do prefeito. E é de amplo conhecimento que, em ano eleitoral, uma boa comunicação é peça-chave para conversar com o eleitor.
charlesnasci@yahoo.com.br
Um dado interessante a ser observado nas eleições de 2024 é o reflexo do número de seguidores dos candidatos nas redes sociais nos resultados das urnas. Apesar do peso da chamada "mídia tradicional", conglomerado que envolve a tevê, o rádio, o impresso e o on-line, a tendência – e a aposta – é que as mídias sociais exerçam papel de influência na disputa, principalmente em relação à parcela mais jovem do eleitorado.
E chama a atenção o desempenho do prefeito João Campos (PSB) em plataformas como o Instagram, por exemplo. Pré-candidato à reeleição, o socialista tem investido bastante em conteúdos digitais e ampliado o canal de comunicação em relação às ações da prefeitura, massificando assim as informações junto à população acerca dos serviços e investimentos que têm sido feitos na capital.
Essa movimentação tem feito subir o número de seguidores do prefeito na rede, que hoje conta, em números, com cerca de 70% do total de eleitores da capital. Em dados, João Campos contabiliza cerca de 851 mil seguidores, enquanto o Recife, segundo o último relatório divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Pernambuco, conta com 1.217.059 eleitores. Esse número – 851 mil seguidores – é, ainda, maior que o total de votos válidos registrado na última eleição municipal, realizada em 2020, que foi de 798.791 votos.
Esse percentual não implica diretamente em intenção de voto ou aprovação da gestão, mas amplia a capacidade de comunicação do prefeito. E é de amplo conhecimento que, em ano eleitoral, uma boa comunicação é peça-chave para conversar com o eleitor.