Subscribe:
.

sábado, 13 de abril de 2024

Atleta paralímpico surubinense se destaca em competição estadual


Do PORTAL DA CIDADE SURUBIM
charlesnasci@yahoo.com.br

Utilizando o esporte como exemplo de superação física, o atleta paralímpico surubinense Anderson Rodrigo Duda Cavalcante, 22 anos, vem se destacando nas competições de atletismo. No último final de semana ele venceu no Recife, a etapa estadual das Paralimpíadas Universitárias, conseguindo duas medalhas de ouro nas provas de lançamento de dardo e arremesso de peso. Com isso, o atleta conseguiu garantir vaga para a etapa nacional das Paralimpíadas Universitárias, que acontecerá em data a ser definida, em São Paulo.

Criado no Sítio Boca de Dois Rios, na zona rural de Surubim, Anderson atualmente mora em Recife, onde estuda Educação Física, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Participando de competições há apenas um ano, atualmente se dedica a competir nas provas de lançamento de dardo (sua prova principal) e arremesso de peso. "Porém, já cheguei a competir em outras provas, como salto em distância, salto em altura e corrida de 100 metros rasos", lembra.

Anderson tem um osso do antebraço quebrado, que é a ulna, Isso aconteceu quando tinha apenas 1 ano de idade. "E após ter quebrado a ulna, descobri que tinha neurofibromatose óssea e pseudoartrose. Com isso tenho um membro maior que o outro e não tenho o movimento do punho direito", explica. Por conta dessa deficiência, Anderson compete na classe F46, que são para pessoas com deficiência em um membro superior.

Sua história como atleta é marcada com muitas conquistas. Ele conseguiu no ano passado o segundo lugar no Jubs (Jogos Universitários Brasileiros) competição realizada em Brasília. Também no ano passado ele ganhou o bronze na etapa nacional das Paralimpíadas Universitárias, ocorrido em São Paulo. Ambas as conquistas foram na prova de lançamento de dardo. Fora isso, Anderson tem várias medalhas conquistadas em competições estaduais.

Continue lendo clicando aqui.