Subscribe:
.

sábado, 19 de outubro de 2024

Dr. Histênio Sales: governar Vertente do Lério será a realização de um sonho


Do PORTAL DA CIDADE SURUBIM - Paulo Lago
charlesnasci@yahoo.com.br

Médico gastroenterologista, com 39 anos completados neste 16 de outubro, Histenio Júnior da Silva Sales acumula 11 anos de serviços prestados à saúde, atuando no Hospital Regional de Limoeiro e na unidade de saúde de Vertente do Lério. Apesar de sua consolidada carreira na medicina, sempre cultivou o desejo de atuar como gestor público na cidade conhecida como a Terra do Calcário.

Após um rompimento com o grupo político dos Progressistas, liderado pela ex-prefeita Welita Sales e o atual prefeito Renato Lima Sales, Histenio decidiu enfrentar o desafio de disputar uma eleição contra um grupo que dominava a política local há mais de duas décadas. Em 6 de outubro, ele conquistou uma vitória apertada, com 3.783 votos (53,71%), após uma campanha marcada pela escuta atenta às necessidades da população e pela busca de soluções para os problemas da cidade.

Em uma entrevista exclusiva ao jornalista Paulo Lago, editor do Portal da Cidade Surubim, Dr. Histenio detalhou o processo eleitoral, apresentou suas propostas para melhorar a qualidade de vida da população de Vertente do Lério e falou sobre seu estilo de governar.

PORTAL DA CIDADE SURUBIM: Queria que o sr. falasse sobre o processo de campanha. Antes dela, houve um rompimento com o grupo que atualmente dirige a cidade. Foi uma situação dolorosa, mas que ajudou a redefinir o mapa político de Vertente do Lério. Como foi todo esse processo?

DR. HISTENIO SALES: Eu era médico do município, realizando endoscopias e atendimentos como gastroenterologista nos últimos sete anos. Não estava ativamente na gestão municipal, mas pelo meu trabalho como médico, sempre se falou sobre uma possível candidatura minha a prefeito, inclusive com incentivo da atual primeira-dama e minha prima, Dra. Welita Sales. Contudo, com o tempo, essa ideia foi sendo abandonada em favor do atual vice-prefeito, Fábio França, deixando meu nome de lado. Em uma reunião, Dra. Welita propôs que eu fosse o candidato a vice, mas eu recusei, pois acreditava que nessa posição não teria a autonomia para promover as mudanças que eu desejava para a cidade. Ela sugeriu uma pesquisa para definir quem seria o candidato, entre Fábio e eu, mas, após três meses, a pesquisa foi deixada de lado, e Fábio foi oficialmente lançado como candidato. Foi nesse momento que percebi o crescimento do meu nome, mesmo sem ter iniciado qualquer pré-campanha. Somente a partir de junho do ano passado foi que comecei a colocar meu projeto na rua.

PORTAL DA CIDADE: Ficou alguma mágoa após esse rompimento?

DR. HISTENIO: Sim. No início, houve um sentimento de mágoa, porque sempre cumpro o que acerto. Não me refiro ao acordo feito na convenção de quatro anos atrás, mas sim sobre a promessa de realizar uma pesquisa interna para definir o candidato do grupo. Tinha aceitado essa pesquisa, mas, quando isso foi ignorado, e o nome de Fábio foi anunciado, me senti traído. Porém, com o apoio que já havia conquistado de lideranças locais e o crescente apelo popular, decidi aceitar o desafio e partir para a disputa.

PORTAL DA CIDADE: Como foi montar a equipe de campanha?

DR. HISTENIO: Conseguimos, rapidamente, o apoio de lideranças importantes, como o grupo que apoiava Dr. Valdir. Também se uniram ao nosso projeto o vereador Saulo Barbosa, Turiba (lá do Vermelho) e o grupo majoritário do Sindicato Rural dos Trabalhadores, com figuras como o ex-vereador Nildo e o vereador Roberto do Sindicato. Além disso, recebemos a adesão de líderes que haviam apoiado o deputado Cleber Chaparral (União Brasil) em 2022, como Dão da Lavandeira e Nado de Tina. Assim, formamos uma aliança das oposições, que nos deu a força necessária para competir com chances reais de vitória.

Continue lendo a entrevista completa no Portal da Cidade Surubim clicando aqui.