Do CORREIO DO AGRESTE - Fernando Farias Guerra
charlesnasci@yahoo.com.br
Os artifícios empregados pelos marqueteiros para influenciar o eleitorado são os mais diversos, a ciência que os norteia é a psicologia de massas. O comportamento das pessoas coletivamente, esse é o problema a ser resolvido, um verdadeiro quebra-cabeças. Quais as suas reações diante das diversas situações, eis, portanto, o X dessa equação complexa pois a criatura humana é múltipla, imprevisível, mas se comporta como rebanho em certas circunstâncias.
As pesquisas! Sim, elas fazem parte do cardápio dos marqueteiros apresentadas à direção do partido para nortear todo o desenrolar de uma campanha política. São principalmente de natureza interna e funcionam como uma bússola indicando os caminhos a serem seguidos. Não existem campanhas eleitorais de médio e grande porte sem elas.
Entretanto, muitas vezes influenciam os eleitores, porquanto, a síndrome do voto perdido determina o comportamento de um número crescente de pessoas. Aquelas sem convicção política são atraídas para votar em candidatos que irão ganhar a eleição. Dizem que não querem perder seus votos. Não conhecemos estudos sobre o assunto, mas, são muitos os indicativos nesse sentido. Conhecedores dessa possibilidade, de uma forma crescente, os candidatos se apropriam do poder dos números e manipulam desonestamente os seus resultados. Foi o que se viu em Surubim na semana precedente ao dia das eleições municipais.
charlesnasci@yahoo.com.br
Os artifícios empregados pelos marqueteiros para influenciar o eleitorado são os mais diversos, a ciência que os norteia é a psicologia de massas. O comportamento das pessoas coletivamente, esse é o problema a ser resolvido, um verdadeiro quebra-cabeças. Quais as suas reações diante das diversas situações, eis, portanto, o X dessa equação complexa pois a criatura humana é múltipla, imprevisível, mas se comporta como rebanho em certas circunstâncias.
As pesquisas! Sim, elas fazem parte do cardápio dos marqueteiros apresentadas à direção do partido para nortear todo o desenrolar de uma campanha política. São principalmente de natureza interna e funcionam como uma bússola indicando os caminhos a serem seguidos. Não existem campanhas eleitorais de médio e grande porte sem elas.
Entretanto, muitas vezes influenciam os eleitores, porquanto, a síndrome do voto perdido determina o comportamento de um número crescente de pessoas. Aquelas sem convicção política são atraídas para votar em candidatos que irão ganhar a eleição. Dizem que não querem perder seus votos. Não conhecemos estudos sobre o assunto, mas, são muitos os indicativos nesse sentido. Conhecedores dessa possibilidade, de uma forma crescente, os candidatos se apropriam do poder dos números e manipulam desonestamente os seus resultados. Foi o que se viu em Surubim na semana precedente ao dia das eleições municipais.
Lembrando aqui fatores determinantes do êxito de um empreendimento dessa envergadura. No sucesso de uma campanha política estão contidas arte, ciência e fortuna, ou sorte como se queira dizer, mas os marqueteiros acrescentaram "astúcia". E essa astúcia se manifestou nas pesquisas divulgadas às vésperas do pleito. Junte-se a isso uma sólida condição financeira (pois o poder político anda de beijos e abraços com o poder econômico) e uma qualidade inerente aos empreendimentos em geral, resumidas numa frase "sucesso é equipe".
Mas vamos à astúcia!
Vejam só o que disse a pesquisa realizada pelo Instituto Revista Total Brasil (IRTB) e veiculada pela Revista Total na semana precedente ao domingo de eleição: Véia de Aprígio desbanca os outros três concorrentes! Pesquisa aponta Véia como candidata preferida, refletindo uma preferência significativa da população. Olhem os números: Véia de Aprígio, 46,04 % do eleitorado, enquanto Chaparral ficou nos 40,15 % e Flávio Nóbrega, 10,74 %.
O pior estava por vir através do Diário de Pernambuco!
Prestes a completar 200 anos o nosso querido DP caiu na tentação de publicar uma pesquisa mentirosa. Quanto custaram a veiculação das duas pesquisas, uma numa revista sem grande repercussão e outra no grande periódico, orgulho do povo pernambucano? A troco de que e de quanto, se prestaram a distorcer fatos para favorecer a candidata Véia de Aprígio? Quantas pessoas não foram enganadas com essas pesquisas e perderam grandes quantias de dinheiro e até bens em apostas, confiantes na vitória da candidata?
Verifiquemos os resultados do Instituto Exatta Estratégia alardeado em primeira página e notícia de destaque nas páginas políticas desse periódico dois dias antes da eleição! A vitória de Véia de Aprígio era irreversível!
Véia de Aprígio – 48,3 %
Cléber Chaparral – 35,3 %
Flávio Nóbrega – 15 %
Denivaldo – 1,4 %
Vamos deixar ao leitor as comparações finais. Resultado das eleições do município de Surubim – 2024, que contrariando tanto a revista quanto o jornal deram uma vitória inquestionável ao candidato Cléber Chaparral do União Brasil.
Cléber Chaparral – 18.500 votos – 47,13 %
Véia de Aprígio – 17.642 votos – 44,95 %
Flávio Nóbrega – 2.798 votos – 7,13%
Denivaldo Pereira – 309 votos – 0,79%
No futuro, quando falarem de pesquisas do Instituto Revista Total (IRTB) ou do Instituto Exatta Estratégia já fiquem de sobreaviso pois há fortes indicativos que, em seus resultados, quem manda é o freguês.