Subscribe:
.

quarta-feira, 23 de julho de 2025

Raquel Lyra rearruma agenda para ganhar musculatura em 2026

Viagem de João Campos deixa gestora focada: mais entregas e ataques no discurso
Da FOLHA DE PERNAMBUCO - Betânia Santana
charlesnasci@yahoo.com.br

Não dá para fingir que nada aconteceu. A agenda do prefeito do Recife, João Campos (PSB), que passou quatro dias no interior de Pernambuco em clima de campanha, chacoalhou o ritmo que a governadora Raquel Lyra (PSD) já vinha empreendendo. A gestora aposta cada vez mais nas entregas, quaisquer que sejam. No contato corpo a corpo. Mais ruas e menos gabinete deve ser o lema diário. Sair menos do estado. Até Brasília ficará para necessidades extremas. Outro país, nem pensar. País mesmo, só Pernambuco.

E "Pernambuco meu país", que começa na próxima sexta-feira por Salgueiro e Triunfo, não será apenas um festival. Servirá para estreitar as relações com líderes e com o povo. Vai aos dez municípios que receberão a programação até setembro. As redes sociais já mudaram. Ganharam mais ritmo.

A movimentação do prefeito da capital em fazer encontros políticos e firmar convênio em outras cidades, como se fosse um líder estadual, também inflamou o discurso da gestora. Ele já vinha deixando de ser meramente administrativo ou de prestação de contas. Mas quando o gestor empunhou a bandeira do Brasil, usando gibão e chapéu de couro, presentes do prefeito de Serrita, e pisou no solo sagrado da Missa do Vaqueiro, foi o mesmo que cutucar onça com vara curta.

"Aqui não é palanque político". Nem precisou citar nomes. O recado estava dado. A governadora não vai poupar ataques. Quer fazer valer cada "não" que deu lá em 2023, para poder ter a casa mais ou menos arrumada hoje. João Campos esteve em Brejão, Garanhuns, Petrolândia, Serra Talhada, Salgueiro e Serrita. E em breve terá novas rotas.