Subscribe:
.

segunda-feira, 15 de setembro de 2025

Fentanil, droga "zumbi" que mais mata nos EUA, é apreendida pela primeira vez em PE

Da CBN RECIFE e FOLHA DE PERNAMBUCO
charlesnasci@yahoo.com.br

A Polícia Federal, em parceria com a Receita Federal, prendeu em flagrante uma jovem de 20 anos, natural de Paudalho e moradora do Janga, em Paulista, Região Metropolitana do Recife. Ela está desempregada e não possui antecedentes criminais. A prisão aconteceu no bairro do Janga, durante uma operação de monitoramento contra o tráfico interestadual de drogas.

As investigações identificaram uma encomenda suspeita que seria entregue na região, o que levou à abordagem. Com a mulher, os agentes apreenderam cerca de 20 frascos de fentanil, além de ácido bórico e garrafas de éter — substâncias usadas na preparação de cocaína. Essa foi a primeira vez que a PF e a Receita Federal apreenderam esse tipo de droga em Pernambuco. Chamado de "droga zumbi", o fentanil é responsável por inúmeras mortes, sobretudo nos Estados Unidos e no Canadá.

Além dos entorpecentes e insumos químicos, também foi recolhido um celular que poderá auxiliar nas investigações para identificar outros envolvidos. A suspeita foi levada para a Superintendência da Polícia Federal no Recife, onde foi autuada por tráfico interestadual de drogas, crime que prevê pena de 5 a 10 anos de prisão. Depois dos procedimentos legais, ela passou por exame de corpo de delito no Instituto de Medicina Legal (IML) e seguiu para audiência de custódia.

Sobre o fentanil

A Polícia Federal em Pernambuco esclarece que o fentanil é 100 vezes mais potente que a morfina e 50 vezes mais potente que a heroína. A droga é um opioide sintético (composto químico psicoativo que produz efeitos semelhantes aos do ópio). A droga foi apreendida pela primeira vez no Brasil no estado do Espírito Santo, em 2023. No contexto global, fentanil é a substância química que mais mata nos Estados Unidos, segundo dados de 2024, do CDC.

"Quando usada de forma recreativa, fora do contexto médico, essa poderosa droga pode ser mortal. É possível que a substância seja traficada para intensificar o efeito de drogas como ecstasy e cocaína", informou a PF. O fentanil foi introduzido na década de 1960, em suas diversas formas (comprimidos, adesivos, injeções), e usado como anestésico para aliviar dores agudas de cirurgias ou problemas de saúde com dores crônicas.