Subscribe:
.

sexta-feira, 7 de novembro de 2025

Lula e a eleição de governador em Pernambuco

Da CBN RECIFE - Blog do Elielson
charlesnasci@yahoo.com.br 

Com 61% de aprovação e liderando todos os cenários em Pernambuco, a pergunta que fica no ar é: Lula resolve a eleição de governador no seu estado natal? A resposta é dada com os resultados das últimas eleições.

Na história recente dos pleitos pernambucanos, o líder petista não conseguiu emplacar Humberto Costa para governador em 2006, no auge do Lula 1. Em 2010, Eduardo Campos se reelegeu com as próprias pernas naquela vitória homérica contra Jarbas Vasconcelos. Quatro anos depois, Lula veio várias vezes a Pernambuco e não conseguiu emplacar o então senador Armando Monteiro. Evidente que tinha o peso da comoção da morte de Eduardo.

Em 2018, o governador Paulo Câmara se reelegeu praticamente sozinho e na medida do tabuleiro, evitando candidaturas fortes como a de Marília Arraes, além da força do governo. Em 22, Lula não resolveu a eleição de Danilo Cabral, que nem para o segundo turno foi. Tampouco conseguiu emplacar Marília Arraes no segundo turno dessa mesma eleição. Evidente que tinha o peso da comoção também.

Para o próximo ano, João Campos já larga bem pela sua gestão no Recife e sua capacidade de comunicação. Portanto, Lula é muito forte, mas não resolve eleição de Governo.