Subscribe:
.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2026

Governo Federal reconhece emergência em 103 municípios pernambucanos, 15 no Agreste Setentrional

Barragem de Jucazinho, principal reservatório
 da região, em situação de colapso
Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu a situação de emergência em 137 municípios brasileiros afetados por desastres naturais, sendo 103 deles localizados em Pernambuco. As portarias com os reconhecimentos foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) da última quarta-feira (14 de janeiro), tendo como principal causa a estiagem prolongada.

Aqui no Agreste Setentrional pernambucano, 15 municípios tiveram a situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal. Estão na lista as cidades de Bom Jardim, Casinhas, Cumaru, Frei Miguelinho, João Alfredo, Limoeiro, Orobó, Passira, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, Surubim, Taquaritinga do Norte, Toritama, Vertente do Lério e Vertentes.

A estiagem é caracterizada pela redução prolongada das chuvas, provocando impactos significativos no abastecimento de água, na produção agrícola e nas condições de vida da população, especialmente nas áreas rurais. O cenário tem preocupado gestores municipais e agricultores, que enfrentam dificuldades crescentes nos últimos meses.

Com o reconhecimento federal da situação de emergência, as prefeituras passam a estar aptas a solicitar recursos do Governo Federal para ações de resposta e assistência humanitária. Entre as medidas previstas estão a aquisição de cestas básicas, fornecimento de água potável, distribuição de refeições para trabalhadores e voluntários, além de kits de limpeza, higiene pessoal e dormitório.

As solicitações devem ser feitas por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Os pedidos serão analisados pela Defesa Civil Nacional, que definirá os valores a serem liberados conforme os planos de trabalho apresentados pelos municípios, de acordo com a necessidade e a gravidade da situação enfrentada em cada localidade.