Subscribe:
.

segunda-feira, 17 de agosto de 2026

Simbolismos e alfinetadas na largada da campanha

Do BLOG DO ELIELSON
charlesnasci@yahoo.com.br

A campanha pelo Governo de Pernambuco começou carregada de símbolos. Raquel Lyra e João Campos escolheram abrir a disputa com gestos de fé: ela, com uma prece nos Montes Guararapes; ele, com bênção no Morro da Conceição. Mas a simbologia foi além da religião. Raquel espalhou sua agenda entre Recife, Caruaru e Petrolina, numa tentativa clara de mostrar presença em todas as regiões do estado, enquanto João concentrou sua largada no Recife, reforçando o vínculo com a capital e com uma campanha de rua. Desde o primeiro dia, os dois começaram a desenhar a imagem que querem vender ao eleitor.

As semelhanças, porém, pararam aí. A campanha mal começou e o tom de confronto já apareceu. Raquel aproveitou o episódio envolvendo Ivan Moraes para cobrar de João coerência no discurso democrático e ainda cravou que "Pernambuco não tem dono". João respondeu no mesmo terreno político, dizendo que a partir do próximo ano quem vai mandar no estado é o povo. Na prática, os dois já sinalizam que a eleição será muito mais do que uma disputa de propostas: será também uma guerra de narrativas, com cobranças sobre passado, presente e capacidade de governar.

E o principal campo dessa batalha será a comparação de gestões. Raquel vai tentar mostrar que Pernambuco avançou mais em seu governo do que nos oito anos anteriores do PSB. João, por sua vez, já começou a explorar os problemas da atual administração e prometeu quatro novos hospitais, usando até o episódio do desabamento de parte do teto do Hospital da Restauração para atacar a governadora. E isso tudo foi apenas o primeiro dia de campanha.

E PERNAMBUCO?

A eleição promete ser muito acirrada. A largada já mostrou que Raquel Lyra e João Campos não vão economizar nas estocadas, cobranças e ataques. Pelo menos neste primeiro momento, o debate sobre o Pernambuco do futuro corre o risco de ficar em segundo plano diante da guerra política entre os dois principais palanques.