Subscribe:
.

segunda-feira, 29 de julho de 2019

MUNDO: Governo da Venezuela 'é uma ditadura, sim', afirma Mujica

Ex-presidente do Uruguai, José Pepe Mujica
(Foto: Divulgação/Reprodução)
Do DIARIO DE PERNAMBUCO
charlesnasci@yahoo.com.br

O ex-presidente do Uruguai, José Pepe Mujica, afirmou no fim de semana que o governo da Venezuela "é uma ditadura, sim", durante entrevista à uma rádio local no sábado, 27. Como uma das principais figuras políticas da esquerda uruguaia, Mujica, que comandou o país entre 2010 e 2015, desencadeou uma crise política. Até o momento, o movimento havia sustentado que qualificar como "ditadura" o regime do presidente Nicolás Maduro não ajudava a buscar uma saída negociada à crise venezuelana, um objetivo do atual presidente uruguaio Tabaré Vázquez.

Enquanto 50 países têm dado seu apoio público à oposição venezuelana, ao reconhecer o autoproclamado presidente interino da Venezuela e líder da Assembleia Nacional do país, Juan Guaidó como o governante oficial do país, tanto Uruguai quanto México têm insistido em manter uma postura neutra perante a situação. O próprio Mujica, em maio, afirmou que as pessoas "não devem ficar na frente dos blindados", após os veículos da Guarda Nacional Bolivariana (GNB) terem atropelado manifestantes antichavistas no levante militar fracassado de Guaidó para tirar Maduro do poder.

A afirmação foi criticada, já que coloca nas vítimas a culpa pelos atropelamentos. Em meio a campanha eleitoral das eleições presidenciais e legislativas em outubro no Uruguai, os principais líderes da coalizão de esquerda pró governo Frente Ampla haviam evitado definir o regime de Maduro como uma ditadura. A afirmação de Mujica foi uma ruptura com o discurso oficial.

Continue lendo clicando aqui.