Subscribe:
.

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Dois pernambucanos com chance real para vice: Lula e Bolsonaro de olho no Nordeste


De O PODER
charlesnasci@yahoo.com.br

O Nordeste é o segundo e decisivo maior colégio eleitoral do país. Os presidenciáveis estão de olho. Paulo Câmara, atual governador de Pernambuco é um dos nomes mais cotados para assumir a vaga de vice na chapa presidencial de Lula, caso os dois partidos se acertem. Nas avaliações internas do PT, a disputa de Câmara, hoje, pela vaga, seria com Geraldo Alckmin. Mesmo assim, esse dependendo de alguns poréns: primeiro Alckmin tem que se filiar ao PSB e tambem desistir de disputar o governo de São Paulo.

BOLSONARO

Os articuladores do presidente Bolsonaro estão cogitando um nome que seja capaz de se contrapor ao movimento do PT, oferecendo um vice também identificado com o Nordeste. Caso seja essa a opção, o nome em alta no momento é o de João Roma, atual ministro da Cidadania. Roma nasceu em Pernambuco e fez carreira na Bahia. De uma família que gerou muitos políticos, o ministro carrega tradição de várias gerações. É descendente do legendário "Padre" Roma, um herói das revoluções libertárias do século XIX.

Secretário de ACM Neto, em Salvador, foi bem votado e eleito deputado federal. Convocado para o ministério, vem fazendo um trabalho muito elogiado. Integra os quadros do Republicanos, o que reforçaria uma aliança valiosa para Bolsonaro. Mas a opção preliminar por Roma vai além do interesse partidário. Caso a decisão do partido seja por outro caminho, o entendimento é que o ministro deve mudar para uma legenda afinada com o projeto de reeleição do presidente.