Subscribe:
.

quarta-feira, 16 de novembro de 2022

O legado da educação que o PSB deixa para Pernambuco


Da FOLHA DE PERNAMBUCO - Edmar Lyra
charlesnasci@yahoo.com.br

Se encerrando em 31 de dezembro deste ano, a gestão do PSB completa o ciclo mais longevo de um partido no governo de Pernambuco na democracia, são dezesseis anos ininterruptos de trabalho a frente do estado. Evidentemente que existem equívocos e gargalos que não foram solucionados durante a era socialista mas indiscutivelmente na educação está a grande marca das gestões de Eduardo Campos, João Lyra Neto e Paulo Câmara. A governadora eleita de Pernambuco, Raquel Lyra, receberá de seu antecessor um estado com forte investimento na educação, com 578 escolas em tempo integral, sendo 60 escolas técnicas.

Ao longo destes anos, não só a infraestrutura de ensino como também a implantação do modelo integral foram efetivos, Paulo Câmara encerra sua gestão com uma forte valorização dos profissionais da educação. Estes investimentos trouxeram importantes resultados para Pernambuco, onde o estado se insere entre os três melhores do Brasil no tocante ao ensino médio, de acordo com o IDEB, tendo também as quatro melhores escolas do ensino fundamental do Brasil, e três entre as dez melhores do país no ensino médio.

O legado deixado pelas gestões do PSB coloca Pernambuco entre os melhores estados do Brasil no tocante à educação, pilar básico para a construção de uma sociedade melhor, e com isso a governadora eleita terá a missão de manter os avanços nesta área mas sobretudo ampliar a oferta de ensino técnico, uma vez que a cadeia produtiva do estado, considerando o polo de fruticultura irrigada no sertão do São Francisco, o polo gesseiro no sertão do Araripe, o ritmo acelerado das indústrias de Suape no litoral Sul e dos investimentos no litoral Norte, demandará cada vez mais qualificação para que as oportunidades de emprego sejam aproveitadas pelos pernambucanos.