Subscribe:
.

segunda-feira, 15 de abril de 2024

Raquel não pode ser subestimada


Do DIARIO DE PERNAMBUCO - Edmar Lyra
charlesnasci@yahoo.com.br

A governadora Raquel Lyra vez por outra é vista por alguns da classe política como governadora de um mandato só, outros questionam sua falta de sensibilidade política para comandar um estado da magnitude de Pernambuco, e criticam também seu excesso de centralização, não delegando aos seus auxiliares autonomia para a resolução dos problemas do estado.

Mas a bem da verdade é que Raquel venceu todas as disputas que se propôs a tentar, desde o seu primeiro concurso público, passando pelo primeiro mandato como deputada estadual e as últimas três vitórias majoritárias, duas em Caruaru e uma em Pernambuco. Em comum, o fato de muitos acharem que ela não tinha competitividade eleitoral. Em 2016, por exemplo, foi obrigada a deixar o PSB para integrar o PSDB para tentar e conquistar a prefeitura de Caruaru.

Então pode até ser que exista algum equívoco de avaliação da governadora no tocante à política, mas a verdade é que ela está com 100% de aproveitamento. Seu modus operandi vem dando certo desde que entrou na vida pública, então dificilmente ela mudará de opinião para agradar aos seus críticos. No comando do estado, alavancou financeiramente Pernambuco e muito em breve os investimentos serão colocados em prática, naturalmente transformando o estado num verdadeiro canteiro de obras.

Isso, indiscutivelmente, irá melhorar sua avaliação em todas as regiões do estado, e ela tem todas as condições de chegar fortalecida em 2026 na busca pela reeleição. Quem apostar que ela chegará fragilizada eleitoralmente corre sério risco de errar feio.