Subscribe:
.

Gagdet

sábado, 22 de março de 2025

Bloco de Caboclinhos de João Alfredo encanta estudantes em Catende e Gravatá com projeto cultural

Apresentação na EREM Tobias Barreto,
no distrito de Roçadinho, em Catende
Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

O colorido, a tradição e a energia dos Caboclinhos tomaram conta das escolas públicas de Catende e Gravatá nesta semana, levando aos estudantes um verdadeiro mergulho na cultura popular pernambucana. Integrantes do Bloco de Caboclinhos do Sítio Melancia, do município de João Alfredo, realizaram apresentações nas unidades de ensino através do projeto Brincantes na Escola, promovido pelo Governo de Pernambuco.

Na última terça-feira (18), a Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio Tobias Barreto, no distrito de Roçadinho, em Catende, foi a primeira a receber o grupo. Já na sexta-feira (21), foi a vez dos alunos da Escola de Referência em Ensino Fundamental Monsenhor José Elias de Almeida, em Gravatá, se encantarem com a apresentação.
Apresentação na Escola Monsenhor
José Elias de Almeida, em Gravatá
Além das performances vibrantes, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a história e a importância dos Caboclinhos, uma das expressões mais tradicionais da cultura indígena e afro-brasileira em Pernambuco. Após uma breve explanação sobre a diversidade cultural do estado, os alunos puderam interagir diretamente com os brincantes, dançando e participando das acrobacias ao som das gaitas, percussão e estalos das preacas, tornando o momento inesquecível.

O projeto Brincantes na Escola já se consolidou como uma ação de sucesso na valorização e difusão da cultura popular nas redes de ensino, sendo patrocinado pela Fundarpe, Secretaria de Cultura, Secretaria de Educação e Governo de Pernambuco. Com mais de um século de existência, o Bloco de Caboclinhos do Sítio Melancia segue encantando gerações nos carnavais das cidades de João Alfredo, Surubim, Bom Jardim e Salgadinho, tendo à frente o Mestre João de Cordeira, reconhecido como Patrimônio Vivo de Pernambuco.

Fotos: Divulgação/Reprodução