Subscribe:
.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026

O poder da máquina

Da BLOG DO ELIELSON - Lucas Arruda
charlesnasci@yahoo.com.br

A pesquisa Datafolha divulgada pelo Blog e pelas rádios CBN Recife e CBN Caruaru, na última sexta (6 de fevereiro), mostra, entre tantas coisas, que teremos uma eleição decidida no detalhe. Até o primeiro turno, em outubro, existe uma longa estrada que será pavimentada por um embate político acirrado entre João e Raquel. Possivelmente, o mais acirrado que já tivemos em uma disputa para o Governo de Pernambuco.

Há recados claros em números que, sim, podem ser vistos e usados de formas diferentes. Mas os números não mentem. Seis em cada dez pernambucanos aprovam Raquel Lyra (PSD), ao mesmo tempo em que apenas 29% do eleitorado vê a gestão como ótima/boa no Grande Recife. A Metropolitana é uma missão dura para a reeleição da governadora, e se tem alguém que sabe disso, é Raquel.

A desativação da Penitenciária Professor Barreto Campelo, em Itamaracá, os "laranjinhas", o Arco Metropolitano, e a articulação com o governo federal para o novo viaduto na BR-101 Sul, em Jaboatão, são algumas das pautas que podem contar positivamente durante a campanha. São suficientes? Não, mas ajudam diante da presença forte do principal opositor no Grande Recife. Até o "Pernambuco meu País" entra nessa.

O fato é que a máquina pública pesa e a pesquisa Datafolha lembrou isso a quem já dava a eleição de João como prego batido e ponta virada. As entregas na reta final de mandato são fundamentais, e até outubro, os dois ainda têm muito chão pela frente. O primeiro retrato do cenário eleitoral em Pernambuco neste ano de 2026 serviu para abalar as convicções e alterar rotas.