Subscribe:
.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026

A equação quase impossível da União Progressista

Da CBN RECIFE - Blog do Elielson
charlesnasci@yahoo.com.br

A frase do prefeito do Recife, João Campos, não foi dita por acaso. Ao afirmar que "Miguel está comigo" e que "Eduardo da Fonte está com Raquel", o presidente nacional do PSB e pré-candidato a governador joga luz sobre a principal contradição da pré-disputa de 2026: como fechar essa conta dentro da mesma federação?

De um lado, Miguel Coelho, presidente estadual do União Brasil, que se movimenta com desenvoltura ao lado de João. De outro, Eduardo da Fonte, presidente do Progressistas em Pernambuco, já alinhado politicamente com a governadora Raquel Lyra. Ambos integram a federação União Progressista. E federação, vale lembrar, não é coligação: tem unidade formal, estatuto comum e, em tese, decisão conjunta.

A provocação de João é estratégica. Ele aposta todas as fichas para que a federação, em nível nacional, entre em campo visando aos palanques regionais.

SEMANA DECISIVA

Fonte próxima ao ex-prefeito de Petrolina e ex-candidato ao Governo de Pernambuco, Miguel Coelho, afirma que esta será uma semana decisiva para seu futuro político, com novas conversas previstas em Brasília e no estado antes da definição final sobre a eleição deste ano.