Subscribe:
.

sábado, 13 de abril de 2024

MUNDO: EUA reforçam apoio 'inabalável' a Israel após ataque do Irã; Biden se reúne com equipe de segurança


De O GLOBO
charlesnasci@yahoo.com.br

Logo após a confirmação de que o Irã lançou dezenas drones e mísseis em direção a Israel, num ataque retaliatório, a Casa Branca divulgou uma nota reforçando apoio dos EUA ao país aliado. Segundo o comunicado, o presidente Joe Biden, que voltou às pressas de Delaware para Washington, se reunião com sua equipe de segurança para discutir a escalada do conflito.

"O Irã iniciou um ataque aéreo contra Israel. O presidente Biden está sendo regularmente atualizado sobre a situação por sua equipe de segurança nacional e se reunirá com eles nesta tarde na Casa Branca. Sua equipe está em comunicação constante com autoridades israelenses, bem como outros parceiros e aliados. Este ataque provavelmente se desdobrará ao longo de várias horas. O presidente Biden foi claro: nosso apoio à segurança de Israel é inabalável. Os Estados Unidos estarão ao lado do povo de Israel e apoiarão sua defesa contra essas ameaças do Irã".

Em contrapartida, a missão iraniana nas Nações Unidas alertou Washington para se manter fora do conflito. "É um conflito entre o Irã e o regime desonesto israelense, do qual os EUA DEVEM FICAR LONGE!", disseram nas redes sociais.

CONDENAÇÕES AO ATAQUE

O chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Josep Borrell, também condenou os ataques do Irã a Israel. "A UE condena veementemente o inaceitável ataque iraniano contra Israel", escreveu ele na plataforma X (antigo Twitter). "Esta é uma escalada sem precedentes e uma grave ameaça à segurança regional".

O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, também divulgou nota na mesma rede social reforçando apoio a Israel, condenando os ataques e afirmando que o caso traz o risco de "inflamar as tensões e desestabilizar a região". "Condeno nos termos mais fortes o ataque imprudente do regime iraniano contra Israel", disse. "O Irã mais uma vez demonstrou que está determinado a semear o caos em seu próprio quintal." O premier adicionou que "ninguém quer ver mais derramamento de sangue".

A França também condenou "nos termos mais fortes possíveis" o ataque iraniano a Israel. "Ao tomar uma ação tão sem precedentes, o Irã ultrapassou um novo limiar nas suas ações desestabilizadoras e corre o risco de uma escalada militar", disse Stéphane Séjourné, ministro dos Negócios Estrangeiros de França, no X.