Subscribe:
.

quinta-feira, 30 de junho de 2011

André de Paula volta a dizer que, em Pernambuco, a criação do PSD vai de vento em popa



DO BLOG DE INALDO SAMPAIO


charlesnasci@yahoo.com


O presidente da comissão regional provisória do PSD, ex-deputado André de Paula, garante que não há o menor risco de o partido não ficar pronto em Pernambuco até outubro próximo.

Ele disse que o número de assinaturas que lhe foram solicitadas pela direção nacional já foram conseguidas e que está preparado para, se for o caso, conseguir mais.

André é “cria política” do ex-senador Marco Maciel e presidiu o PFL em Pernambuco durante mais de 10 anos. Em março deste ano, entretanto, sem mandato e sem perspectiva de poder, recebeu convite de Kassab para assumir a direção do DEM em Pernambuco e topou na hora.

Roda e avisa

POR ALBÉRICO CASSIANO (via Facebook)


charlesnasci@yahoo.com.br


Ao contrário de várias cidades brasileiras, que valorizam e preservam a memória dos filhos ilustres, em Surubim, o Museu Histórico da cidade, está de portas fechadas, por absoluta falta de apoio. Além de Chacrinha, o museu homenageava outro filho ilustre da terra, o músico e compositor Lourenço da Fonseca Barbosa, o Capiba, autor de mais de 200 canções, dentre as quais mais de 100 frevos e vários clássicos da MPB. Tinha as atividades bravamente coordenadas pela pesquisadora Mariza Barbosa, sobrinha do velho guerreiro. Como diz o nome de um dos mais importantes frevos de Capiba, "É de amargar".

Aquele abraço

POR ALBÉRICO CASSIANO (via Facebook)

charlesnasci@yahoo.com.br

Completando hoje 23 anos da morte (nasceu em 20/01/1916 e faleceu em 1988, aos 72 anos) de Chacrinha. José Abelardo Barbosa de Medeiros é pernambucano de Surubim, no Agreste. A última vez que esteve na cidade foi no início da década de 1980, para receber uma homengem do então prefeito Antônio Barros. Gênio da Comunicação no Brasil, o velho guereiro reinou no rádio e na TV, foi o pai do Tropicalismo, 'balançando a pança e comandando a massa', com suas máximas "quem não se comunica, se trumbica!" e "eu vim para confundir e não para explicar!".

Parlamentar que aderir ao PSD pode perder mandato



DO BLOG DE MAGNO MARTINS


charlesnasci@yahoo.com.br


O parlamentar que trocar a sigla pela qual se elegeu por um partido recém-criado poderá perder o mandato. É o que prevê o projeto de lei aprovado ontem (29) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, em caráter terminativo. A proposta que regulamenta o princípio da fidelidade partidária e enumera as hipóteses em que o titular de cargo eletivo perderá o mandato, em caso de mudança de partido, seguirá diretamente para análise da Câmara.

As novas regras, se confirmadas pelos deputados, atingem os políticos que estão de malas prontas para o PSD (Partido Social Democrático), fundado em março pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. A mudança decorre de destaque do líder do DEM, Demóstenes Torres (GO), que exclui a mudança para um novo partido das hipóteses de "justa causa" para a desfiliação partidária. O DEM foi o partido mais prejudicado pela criação do PSD.

Hacker violou e-mails de Dilma na campanha e tenta vender

DO BLOG DE MAGNO MARTINS


charlesnasci@yahoo.com.br


Um hacker invadiu o correio eletrônico pessoal da presidente Dilma Rousseff e copiou e-mails que ela recebeu durante sua vitoriosa campanha à Presidência da República, no ano passado, informa a Folha de S.Paulo desta quintafeira.O rapaz tentou vender os arquivos a políticos de dois partidos de oposição, o DEM e o PSDB, mas disse que não teve sucesso. A Folha encontrou-se com o hacker segunda-feira, num shopping de Taguatinga (DF), a 20 km de Brasília. Ele não quis se identificar. Disse que se chama 'Douglas', está desempregado, mora na cidade e tem 21 anos. Ele afirmou que fez um ataque ao computador pessoal da então candidata em duas etapas e copiou cerca de 600 mensagens da sua caixa de entrada. Um dos e-mails que Dilma usava na época era do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Atenção, leitores!

Permitam-me aproveitar um pouco do feriado municipal decretado no dia de hoje pelo prefeito João Camêlo... Amanhã, não deixem de conferir novas notícias sobre o município, como, por exemplo, sobre a agenda atualizada a ser cumprida pelo padre Antônio Maria, que nos visitará pela terceira vez, no próximo domingo, dia 3 de julho; algumas imagens dos "arraiás" promovidos pela Prefeitura de Casinhas que foram realizados na semana passada no município; conheçam, também, quem foram os três vereadores de Casinhas indicados por meio de enquete para serem condecorados no próximo sábado, em Recife, com a Medalha Imperador Dom Pedro II, oferecido pelo Instituto Tiradentes; além de mais informações e detalhes do festão que o vereador Walter Borges promoverá durante todo o dia do próximo domingo, no Diogo, para festejar seus 25 anos de vida pública. +CASINHAS.COM, o blog de notícias de Charles Nascimento.

Ainda é tempo de entoar “parabéns pra você” para Klébson Oliveira, um dos atores do 1º filme de Casinhas

Foto tirada nos bastidores das filmagens do vídeo "Passarelas, Uma história de Carnaval", com o nosso Klébson sendo preparado para entrar em cena pelo técnico de som, Guga Rocha (Foto: Arquivo pessoal/Divulgação)


DA REDAÇÃO DO +CASINHAS.COM


charlesnasci@yahoo.com.br


O técnico em Enfermagem, meu amigo e leitor deste blog, Klébson Oliveira, completou idade nova no último dia 22 de junho. Ele é um dos atores do curta-metragem "Passarelas, Uma História de Carnaval" que eu dirigi em 2008 para o Revelando os Brasis. Comemoramos juntos, eu, ele e alguns amigos, no Bar do Pitôta, no Diogo, durante o dia. À noite, familiares e amigos lhe reservaram uma festa-surpresa. Deixo registrado, então, os sinceros cumprimentos do nosso blog. Ah, hoje (29) também é dia de soprar velinhas para outro grande amigo e colaborador deste blogueiro, o locutor da Rádio Integração FM, Pedro Brás. Feliz aniversário!

Quer uma carona, de Toyota, até a cidade de Casinhas?

Prefeitura de Casinhas antecipa pagamento de junho

DA REDAÇÃO DO +CASINHAS.COM


charlesnasci@yahoo.com.br 


A Prefeitura de Casinhas decidiu antecipar o pagamento do mês de junho aos servidores municipais ativos para esta terça-feira, 28 de junho. Antes, o pagamento estava programado para amanhã, 30, mas o prefeito João Camêlo (PTB) levou em consideração a véspera de São Pedro e determinou ao secretário de Administração e Finanças, Ivson Barbosa, a antecipação do pagamento. O prefeito também decretou ponto facultativo no município para esta quarta-feira, 29.

Quem perde é o PV

Marina Silva transformou o nanico PV numa legenda aparentemente grande e respeitada. Sem ela, responsável pela provocação do segundo turno na eleição passada, o PV não iria a lugar algum e não vai, seguramente, a lugar algum (Foto: Lailson dos Santos/Veja)


DA FOLHA DE PERNAMBUCO (Magno Martins)


charlesnasci@yahoo.com.br


Os partidos brasileiros traíram o princípio sagrado das suas doutrinas, as ideologias viraram letra morta e o que vale hoje, na verdade, é o chamado pragmatismo eleitoral. De nada adiantou a Marina Silva, por exemplo, trocar o PT pelo PV, defender apaixonadamente às causas verdes numa histórica e competente campanha presidencial, na qual arrebatou 19,6 milhões de votos.
Marina transformou o nanico PV numa legenda aparentemente grande e respeitada. Sem ela, responsável pela provocação do segundo turno na eleição passada, o PV não iria a lugar algum e não vai, seguramente, a lugar algum. Está, portanto, fadado a virar sublegenda na próxima disputa presidencial.
Coerente e guerreira, Marina resiste, quer continuar no partido, mas os que detêm o poder e o controle da legenda, sob a mão de ferro do presidente José Luiz Penna, se fecharam em copas. Marina não é ouvida absolutamente para nada, não exerce influência no diretório nacional e, consequentemente, está fora dos planos do PV.
Mas, convenhamos, quem sai perdendo de fato nessa estória é o Partido Verde, que fica sem um candidato forte e competitivo para 2014. Marina foi a grande e reveladora sensação das eleições que levaram Dilma a suceder Lula.
Se tivesse mais tempo na televisão e estrutura de campanha certamente teria ido ao segundo turno contra Dilma, tomando o lugar de Serra, puxada pela onda verde que se observou no País, principalmente nos grandes centros urbanos.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Exclusivo: Walter recua e não migrará mais para o PSB. Seu destino agora será o PSD de Kassab e André de Paula

Com aval do governador Eduardo Campos (PSB), de quem é notório liderado, o prefeiturável Walter Borges deixará o PMN para se filiar ao PSD. Ele fechou com o futuro presidente estadual da sigla, André de Paula, a poucos dias atrás, em Caruaru (Foto: Arquivo pessoal/Divulgação)   
  
DA REDAÇÃO DO +CASINHAS.COM


charlesnasci@yahoo.com


O vereador de Casinhas Walter Borges (PMN) declarou nesta segunda-feira (27), com exclusividade para o nosso blog, que não ingressará mais no PSB do governador Eduardo Campos, como vinha cogitando há algum tempo. A decisão foi tomada no último dia 17 deste mês, por ocasião da “ceia junina” oferecida pelo vice-governador João Lyra Neto no sítio Macambira, em Caruaru. O evento, que também contou com a presença de Eduardo Campos, reuniu deputados federais, estaduais e prefeitos e vereadores de diferentes partidos políticos, inclusive fora da Frente Popular. 


De acordo com Walter, ele e o ex-deputado federal André de Paula, coordenador e futuro presidente estadual do PSD, fecharam o acordo político na ocasião. “Fechei com o André, diante da presença do governador Eduardo Campos, que aprovou minha decisão”, afirmou o parlamentar, sem admitir, porém, se o seu ingresso no novo partido foi uma recomendação direta do próprio governador. “O que posso admitir é que Eduardo demonstrou preocupação de que eu não perca o meu mandato pro PMN”. Borges também não quis comentar se ele próprio comandará o partido no município, já que, segundo apurou o blog, o prefeito João Camêlo (PTB) estaria interessado em vê-lo no comando do filho, Bruno Camêlo, que é pré-candidato a vereador.


Sobre a presença do governador no Diogo, no próximo domingo, dia 3, para participar da grande festa que comemorará seus 25 anos de vida pública, Walter informou que foi a primeira coisa que Eduardo lembrou logo que lhe avistou, no encontro em Caruraru. “Eu lhe disse que se ele não fosse – e a gente sabe como é a agenda de um governador e, principalmente, quando esse governador é Eduardo –, que pelo menos mandasse a 1ª dama Renata Campos para representá-lo. Ele brincou, mas disse que fará o possível para marcar presença. O André de Paula também disse que vinha”, finalizou.

Eleição de José Graziano para diretor-geral da FAO recoloca em evidência o ''Fome Zero''



DO BLOG DE INALDO SAMPAIO


charlesnasci@yahoo.com.br


A eleição de José Graziano de Silva, anteontem (26), em Roma, para o cargo de diretor-geral da FAO (órgão da ONU que cuida da alimentação e da agricultura), recoloca em evidência no mundo o programa “Fome Zero” que foi idealizado por ele na primeira gestão do presidente Lula.

Foi, segundo especialistas na matéria, a primeira grande vitória da diplomacia brasileira na “era PT”, já que o Brasil, nos últimos 8 anos, perdeu todas as disputas importantes em que se envolveu.

Graziano é o 1º latino-americano á ocupar o posto. Ele derrotou por 92 a 88 votos o ex-chanceler espanhol Miguel Angel Moratinos e vai substituir o senagalês Jacques Diouf. A posse será em janeiro para um mandato de três anos e meio. A FAO tem cerca de 3.600 funcionários e um orçamento anual de R$ 1 bilhão.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Moradores em clima de expectativa pela nova visita do padre Antônio Maria ao município de Casinhas



DA REDAÇÃO DO +CASINHAS.COM


charlesnasci@yahoo.com.br


O padre-cantor Antônio Maria (foto) pisará, pela terceira vez, em solo casinhense. Famoso no meio artístico, “queridinho das estrelas” do país, ele retorna ao município no próximo domingo, dia 3 de julho, atendendo um novo convite do vereador Walter Borges. O religioso inicia sua agenda no Diogo (onde também pernoita), com a celebração do batizado da filha de Borges, Joana, e depois segue para o município de Santa Maria do Cambucá, onde participa de um louvor. À noite, já em Surubim, celebra missa na Matriz de São José. Confira também:
Padre Antônio Maria confirmado na festa dos 25 anos de vida pública de Walter

A charge do dia

Hackers usam computadores simples para fazer os ataques. Confira curiosa reportagem sobre o assunto veiculada ontem (26) no Fantástico

Marieta Severo no papel de Dilma Rousseff no cinema

DA FOLHA DE S. PAULO


charlesnasci@yahoo.com.br


A atriz Marieta Severo, 64, é cotada para interpretar a presidente Dilma Rousseff no cinema. O roteiro, ainda em fase de pré-produção, será baseado no livro "A Primeira Presidenta", do jornalista e analista político Helder Caldeira, que faz um paralelo entre a trajetória política de Dilma e o processo de redemocratização do Brasil. O produtor Antônio de Assis, que comprou os direitos cinematográficos na semana passada, convidou a atriz na noite de sexta-feira. Segundo ele, a resposta de Marieta foi positiva, mas ainda há detalhes a serem acertados.


Segundo Caldeira, que supervisionará o roteiro cinematográfico, o financiamento do filme vai "se distanciar o máximo possível" de recursos públicos. "É a nossa convicção de trabalho", disse ele, que nega que a obra seja uma biografia. A obra é uma "análise política" que tenta explicar "como uma mulher que tinha sido torturada há menos de 40 anos era a mesma que estava na TV, em 1º de janeiro, passando as tropas em revista como comandante-em-chefe". O livro, escrito durante seis dias em janeiro de 2011, era vendido sob encomenda pela internet, mas será lançado oficialmente hoje pela editora Faces. O lançamento do filme está previsto para dezembro de 2012.

Depois de Dilma, prefeito José Queiroz vai tentar convencer o ex-presidente Lula a visitar o ''São João'' de Caruaru

DO BLOG DE INALDO SAMPAIO

charlesnasci@yahoo.com.br

O prefeito José Queiroz (PDT) marcou um tento extraordinário ao conseguir trazer a presidente Dilma Rousseff para os festejos juninos de Caruaru, mas ainda não se deu por satisfeito. Segundo sua assessoria, até o próximo dia 29 (data de encerramento da programação) ele vai tentar trazer também o ex-presidente Lula, que em seus oito anos de mandato não veio nenhuma vez à “capital do Agreste” para participar dos festejos juninos. Para o prefeito, a passagem de Dilma por Caruaru representa um “ganho político” para a cidade, que costuma receber nesta época do ano cerca de 100 mil turistas.

Sonho ou pesadelo?

FOLHA DE PERNAMBUCO (Magno Martins) 
charlesnasci@yahoo.com.br
O governador Eduardo Campos (PSB) sonha acordado em disputar a Presidência da República. Faltando três anos e meio para as eleições, já cumpre de forma disfarçada uma agenda de pré-candidato. Pelo menos uma vez por semana ou, no mínimo, a cada 15 dias, circula com desenvoltura em eventos no eixo São Paulo, Rio, Brasília e Minas.
Hoje, estará em São Paulo. Release distribuído pela sua assessoria de Imprensa informa que é o único governador do País convidado para proferir palestra no seminário Infra-instrutora, Urgências e Estratégias, promovido pela revista Brasileiros. O evento reúne, segundo ainda a assessoria do socialista, 400 megaempresários e acontece no sofisticado World Trade Center.
O governador mergulha fundo no cenário nacional apostando que seu nome pode se transformar no grande fato novo em 2014 num cenário em que Dilma não dispute a reeleição por fadiga de material e Luiz Inácio Lula da Silva, seu amigo do peito, aposente a ideia de voltar ao poder.
E aposte, igualmente, todas as fichas em um nome que possa percorrer o País emplacando a ideia de renovação e encarnando a modernidade em gestão pública, tendo como modelo o que julga como referência nacional – a sua própria administração em Pernambuco.
Sonhar é um direito legítimo de todo político, mas Eduardo pode ser vítima de um grande pesadelo. O PT não está digerindo Dilma, tem uma relação de desconfiança com o PSB e já enxerga 2014 com Lula na disputa.
Como o PMDB não abra mão da vice, na condição de maior legenda do País e que garante a governabilidade, o governador pernambucano provavelmente não consiga o que de fato deseja com as suas andanças pelo País: ser o companheiro de chapa de Lula.

Após série de invasões, grupo hacker anuncia fim de atividades

DO ESTADÃO


charlesnasci@yahoo.com.br


Depois de invadir vários sites de empresas e governos, o grupo de hackers The Lulz Security (LulzSec) anunciou no sábado (25) que estava encerrando suas atividades com um último vazamento de dados, que incluiu documentos da AOL e da AT&T. Por meio de nota divulgada no Twitter, o grupo informou que havia alcançado sua missão de violar, por diversão, sistemas de empresas e governos. "Nossa viagem planejada de 50 dias terminou, e nós precisamos agora navegar para longe, deixando para trás - nós esperamos - inspiração, medo, negação, felicidade, aprovação, desaprovação, zombaria, vergonha, consideração, ciúmes, ódio e até amor".

Brasil tem quase 14 milhões de filiados a partidos políticos

DE O GLOBO


charlesnasci@yahoo.com.br


Levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revela que 13.962.531 eleitores brasileiros são filiados a algum partido político. A legenda que abriga maior número de filiações é o PMDB, com 2.324.339 em todo o Brasil. Em seguida aparecem: o PT, com 1.423.063, e o PP, com 1.369.873.

O PSDB é o quarto partido com maior número de filiados: 1.323.531, seguido do PTB, com 1.157.487; o PDT, com 1.137.072; e o DEM, com 1.098.121. O Brasil tem hoje 27 partidos, mas apenas sete deles reúnem a maioria dos eleitores filiados.

Dos sete partidos com maior número de filiações, o PP registra mais eleitores entre 16 e 18 anos. Ao todo, são 662 em todo o Brasil. Em seguida, o PT registrou 632 filiados jovens, e o PMDB, 545.

A legenda que possui maior número de mulheres filiadas é o PMDB, com 1.025.337 em todo o país. Em segundo lugar o PT, com 607.469; e, em terceiro, aparece o PSDB, com 583.450 mulheres registradas.

domingo, 26 de junho de 2011

Clássicos políticos e indefinições

DA FOLHA DE PERNAMBUCO (Manoel Guimarães)


charlesnasci@yahoo.com.br


A eleição de 2012 reserva grandes embates políticos para o Agreste Setentrional. Em João Alfredo, o ex-presidente da Câmara Federal, Severino Cavalcanti (PP), deve disputar a reeleição. Se abdicar, lança um correligionário, que pode ser a ex-secretária de Educação, Joselma Santos, ou o presidente da Câmara Municipal, Wilson França. Rachada, a oposição tem como pré-candidatos os ex-prefeitos Sebastião Manoel (PSDB), Maria Sebastiana (PTB) e Zeca Falcão (sem partido), além do vereador José Martins (PTB) e do comerciante Inaldo de Pedro (PSDB). A tendência é o grupo se unir e lançar apenas um nome, o que pode gerar uma disputa apertada.

Em Surubim, terra do secretário de Cidades, Danilo Cabral (PSB), os socialistas, atualmente na oposição, estudam fazer uma composição com o prefeito Flávio Nóbrega (PT). Como o gestor não pode mais concorrer à reeleição, uma eventual aliança poderia lançar como candidato o presidente da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), Nilton Mota (PSB).

Clássicos políticos tendem a ocorrer em Bom Jardim, Cumaru e Frei Miguelinho. No primeiro município, o prefeito João Lira (PPS) deve indicar um secretário para sua sucessão, contra o ex-deputado estadual Sebastião Rufino (PSB). Em Cumaru, o gestor Eduardo Gonçalves, o Eduardinho (DEM), e seu tio, Roosevelt (PP), reeditam o duelo familiar de 2008. Já o prefeito de Frei Miguelinho, Lula da Capivara (DEM), pode ter como adversário o ex-prefeito Gilmar Assunção (PMDB). Outro nome pela oposição seria a atual vice, Severina Maria (PMDB), que está rompida com o gestor.

Vários secretários disputam a preferência do gestor de Casinhas, João Camêlo (PTB), para enfrentarem a ex-prefeita Rosineide Barbosa (PSB). Em Machados, onde a oposição deve apoiar o indicado pelo ex-prefeito Sílvio Borba (PSB), o atual gestor Manoel Plácido, o Cido (PTB), também não oficializou seu candidato à sucessão. Situação similar a do prefeito de Orobó, Manoel João (PSDB), cujo candidato disputará com o ex-prefeito José Francisco (PT).

Em Salgadinho, o prefeito Luiz Belo (PR) deve optar entre o vice, Evandro Pires (PTB), e o presidente da Câmara, Adenilson Pereira (PR). O escolhido enfrentará um dos três nomes colocados pela oposição: a ex-candidata Rosa de Fátima, a Rosinha (PSDB) e os empresários Beto do Hotel (PSB) e Doutor Zezito (PSB). Um secretário deve ser lançado por Romero Leal (PSDB), prefeito de Vertentes, para enfrentar o ex-prefeito Zé Neto (sem partido) ou o irmão deste.


Clique nas manchetes abaixo para conferir mais:
Agreste com disputas acirradas
Prefeitos disputarão rompidos com vices
Alguns municípios ainda não têm nomes definidos
Aliados do Palácio se enfrentarão
Reeleições no Setentrional

sábado, 25 de junho de 2011

As antigas noites de São João

DA REDAÇÃO DO +CASINHAS.COM


charlesnasci@yahoo.com.br


Que tal uma viajada até o tempo dos antigos festejos de São João em nossa região, através da leitura desta belíssima crônica que fui garimpar – mais uma vez – no precioso baú de arquivos da minha querida Diva Guerra?! O texto, como já deu pra perceber, foi escrito pelo filho de Casinhas Dídimo Gonçalves Guerra (i.m.), cujos escritos já me inspiraram anteriormente a realizar um vídeo de curta-metragem. Boa leitura e um feliz São João. 


Noites de São João


– Prepara a lenha e coloca sobre travesseiros grossos que é tarde e está se aproximando a hora. Era a ordem que se ouvia. Ali e acolá escutávamos pancadas e cutiladas no preparo da madeira. A meninada movimenta-se logo, enchendo os terreiros do povoado, rodeando aquelas madeiras que dali a horas se transformariam em cinzas. 


– Vai buscar o abano Maria. Procura cavaquinhos bem secos para auxiliar o fogo, José. Traz tições bem acesos que esquentem a fogueiras, Antônio! Em cada casa estava o seu montículo de lenha sobre o terreiro, esperando a hora aprazada. Os meninos alegres e satisfeitos corriam, brincavam e saltavam, cantando modinhas adequadas às noites que se iam celebrar. Chegavam pressurosos com o material necessário à queima da fogueira. Daí a pouco, só ouvíamos zunidos finos e a estalaria da lenha, como se daquelas hastes misturadas de rolos verdes e secos, postos sobre outros que iam ser tragados pelas chamas que se alastravam, saíssem reclamações.


À proporção que escurecia, apareciam à nossa vista, perto e à distância, tochas acesas, como se fossem grandes e pequenas estrelas, povoando a terra. O povo acreditava, como geralmente se dizia, que São João, nas noites de seu dia, visitava as casas em que se comemorasse e se festejasse o seu nome. E ninguém deixava de fazer a sua fogueira para esperar a visita do Santo. Nenhum era mais poderoso que São João, no dia do seu nascimento. Tudo quanto dele dependesse, devia lhe ser pedido nesse dia. 
Aproximava-se a hora do café. Sobre mesas abastadas, pratos com canjica, pamonha, milho cozido, milho assado e bolos, inclusive pé-de-moleque. A meninada gulosa, apresentava olho grande para o milho assado. Estrondeava a fogueteria de seis da tarde em diante. Os claros, que já ao anoitecer divisávamos ao longe, pareciam ligeiros piscados de vagalumes grandes. De quando em quando, ouvíamos ao longe o ribombar da fuzilaria como se estivesse disputando palmo a palmo uma trincheira ou a tomada de um lugar. Eram os bacamarteiros que se divertiam comandados pelo seu regente. 


Diziam os meninos em algazarras: – Já está na hora! Vamos soltar os nossos fogos? Vamos, vamos! Cada qual que do seu esconderijo trouxesse os seus. Um tição bem vivo era colocado perto, até se esgotarem um a um, os fogos que iam sendo tragados pelo fogo, formando assim, o cortejo alegre da criançada. Aqui, o pipocar do espanta-coió, assustava por se pensar que daquelas pequenas explosões partissem detritos que atingissem a vista. Ali, o chi, chi, chi de mosquitos. Acolá o chiar de rodinhas, presas por alfinetes nas pontas de varas finas. Acolá estrelinhas e chuveiros salpicando flores de luz, como se sobre focos luminosos, saísse chuvas finas. 


Noutra parte, fósforos luminosos transformavam a nossa visão em cores amareladas e esverdeadas e, do outro lado, pistolas com as suas línguas de fogo despejavam, à distância, tochas acesas que sumiam lentamente. A meninada de vez em quando era advertida pelo chá, chá, chá dos busca-pés que passavam. A coisa ia piorar. Ao terminar, cada busca-pé, com a explosão final, ouvíamos logo: Quebrou! Quebrou! Quebrou!... 


Os soltadores desses fogos de artifício não se davam por vencidos. Novos chás, chás, chás eram ouvidos. E aumentavam consideravelmente não só os buscapés como as reclamações daqueles que criticavam a brincadeira. A impressão era de uma verdadeira batalha, pelo números de faixas luminosas que cortavam o ar, cruzando-se e ziguezagueando-se constantemente. Dois grupos disputavam a primazia do terreno. A vitória ficava com quem possuísse maior quantidade de fogos necessários à luta. Por fim, o vencedor abandonava o terreno, em favor da meninada. 


Começavam outras brincadeiras. Dançava-se ali e acolá, ao clarão dos pifós fumacentos a ao som das harmônicas. Cantavam violeiros com voz repuxada e fanhosa ao pinicado sonoro de suas violas. Noutra parte, as cantigas espairavam-se pelo espaço, ouvindo-se emboladas e cocos com o arrastar dos pés dos pares que se umbigavam. Sobre brasas vivas, espalhadas próximas à fogueira, passeavam os mais corajosos e descalços de uma para outra parte. Não se davam por incomodados. 


Muitos aumentavam a fé no poder de São João. Nesse reboliço, moças desiludidas pela idade avançada ou por noivos abandonadas, faziam a experiência da faca na bananeira. No dia seguinte estava o nome, direitinho, do escolhido. Só nada viam, além de nódoas, as que não houvessem procurado o seu predileto. Pela sorte, eram lidos versos, de acordo com o número escolhido. E todos aguardavam com atenção o resultado. O candidato infeliz era criticado. 


Numa bacia branca colocava-se água e, ao clarão da vela, os menos nervosos iam verificar lá no fundo a cara da sua cara. Às vezes, tinha-se impressão, o que devia acontecer aos outros, que não fossem meus, os olhos que estavam a me olhar. Havia quem temesse não ver a sua figura na água ali posta. Era morte certa ao que não visse o seu rosto lá no fundo da bacia. O que não visse bem visível, adoeceria gravemente. Lendas eram contadas sobre o que seria possível conseguir de São João nas suas noites. Coisas terríveis. O candidato arriscando-se a enfrentar os perigos e peripécias que se lhe aparecessem, tornar-se-ia perito na execução de qualquer instrumento musical. Tocaria por pauta, como diziam.


Precisava manter-se firme nos seus propósitos, não dando sinal de fraqueza. O que não quisesse seguir essa carreira podia tornar-se valente como ninguém. O seu corpo não seria atingido por cacete, faca ou bala. Devia ir ao local em que as estradas se cruzassem, à meia-noite em ponto. Ali aguardava o aparecimento do “Capeta” e com ele trocava umas rasteiras. Ai daquele que desse sinal de moleza ao ver o diabo! Uma semana seria insuficiente para limpar os vestígios desse recuo.


Apareciam os primeiros sinais do novo dia que ia raiar com o quebrar da barra. Parecia uma grande faixa, cobrindo o clarão do sol. Daí por diante, as brincadeiras iam se arrefecendo, até a conclusão final, com a retirada do povaréu para as suas casas. Para arrematar as festividades, os mais fervorosos ainda soltavam alguns foguetes de alta explosão. Era o “bomba real”, como chamavam. 


Terminavam assim os festejos de São João, guardando-se como relíquias, em lugar próprio, restos de madeiras e cinzas das fogueiras, que seriam empregados para aplacar a natureza nas tempestades. Ao amanhecer, a terra estava coberta por um grande manto de fumaça cor de neve que se estendia à nossa vista, envolvendo as elevações como que encerrando os festejos de São João.


*Escrito por Dídimo Gonçalves Guerra em 1948

sexta-feira, 24 de junho de 2011

"Todo o tempo enquanto houver pra mim é pouco pra dançar com meu benzinho numa sala de reboco..."

Novo ataque: página do IBGE é invadida por hackers



DA AGÊNCIA BRASIL


charlesnasci@yahoo.com.br 


A página do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na internet foi atacada, na madrugada de hoje (24), por hackers. Na página, há um aviso informando que neste mês o Brasil sofrerá o “maior número de ataques de natureza virtual” de sua história. Ao longo desta semana foram alvos de hackers as páginas da Presidência da República, da Receita Federal, do Ministério do Esporte e da Petrobras. O último ataque foi ao IBGE – cuja página se mantém fora do ar.

O aviso deixado pelos invasores diz que: “Este mês, o governo vivenciará o maior número de ataques de natureza virtual na sua história feito pelo fail shell. Entendam tais ataques como forma de protesto de um grupo nacionalista que deseja fazer do Brasil um país melhor. Tenha orgulho de ser brasileiro, ame o seu país, só assim poderemos crescer e evoluir. Atacado por Fireh4ck3r. Brasil, um país de todos!  Não há espaço para grupos sem qualquer ideologia como LulzSec ou Anonymous no Brasil”.

O IBGE é uma fundação pública da administração federal que existe há 77 anos. Os trabalhos do instituto se concentram na realização de pesquisas de estatísticas demográficas, econômicas e sociais. Ontem (23), a página do Ministério do Esporte também foi alvo de hackers. De acordo com a  assessoria, o ataque foi periférico e não alterou o sistema central da página nem a parte de dados. Mas o ministério optou por tirar o site do ar para uma varredura. Só após essa varredura será possível fazer um diagnóstico mais detalhado do ataque.

Na madrugada de anteontem (22), os portais da Presidência da República e da Receita Federal também foram atacados e retirados do ar por hackers. Segundo o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) – empresa pública que presta serviços de tecnologia da informação para os órgãos do governo – os ataques foram feitos com cerca de 2 bilhões de acessos às páginas.

Os hackers fazem acessos de computadores e provedores espalhados no mundo todo, causando a queda da página ou a operação com lentidão. No site da Receita Federal, foram registrados cerca de 300 mil acessos simultâneos – volume que normalmente leva uma hora para ser registrado durante a entrega de declarações do Imposto de Renda. O diretor superintendente do Serpro, Gilberto Paganotto, disse que as tentativas de invasão aos sites são frequentes. Ele informou que o Serpro dispõe de um grupo de funcionários bem treinados para acompanhar, por 24 horas, os eventuais tentativas e ataques de hackers.

Dilma deve voltar a Pernambuco em agosto, antecipa Eduardo

Eduardo: "Temos algumas coisas para inaugurar que vão ser pontuadas. Lá para agosto vai estar tudo pronto. São obras do PAC para entregar e ela pediu para ver a agenda" (Foto: Hesíodo Góes/Folha de Pernambuco)


DO BLOG DA FOLHA


charlesnasci@yahoo.com.br


O governador Eduardo Campos (PSB) anunciou na última quarta-feira (22), após se despedir da presidente Dilma Rousseff (PT) no aeroporto Oscar Laranjeiras, em Caruaru, que a petista deve voltar ao Estado em agosto. A nova visita será marcada por inaugurações de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), realizadas na Região Metropolitana do Recife (RMR). O socialista não detalhou data, que intervenções são e em qual(is) município(s). 

"(Dilma) deve voltar em breve, temos tarefas. Temos algumas coisas para inaugurar que vão ser pontuadas. Lá para agosto vai estar tudo pronto. São obras do PAC para entregar e ela pediu para ver a agenda", informou.

Ontem, Dilma Rousseff participou pela segunda vez do São João de Caruaru. A presidente conheceu o Museu do Mestre Vitalino, no Alto do Moura, recebeu presentes de artesões locais, jantou numa festa organizada pelo prefeito José Queiroz (PDT) e o deputado federal Wolney Queiroz (PDT) e, em seguida, foi até o Pátio do Forró para assistir os shows. A petista retornou à Brasília por volta das 23h30.

Grupo de hackers diz ter atacado mais 500 sites governamentais

DO IG


charlesnasci@yahoo.com.br


O grupo de crackers Fatal Error Crew, que no último dia 18 roubou dados de um site do Exército, alega ter derrubado, nesta manhã, 500 sites de prefeituras e Câmaras municipais no interior do país. Em seu T89witter estão sendo divulgados endereços das páginas que estão fora do ar.

Até o fechamento desta matéria, o grupo havia postado 25 endereços de prefeituras do interior, como Chuí, no Rio Grande do Sul, Cidade do Piauí, no Piauí, Buenopolis, em Minas, além de outros municípios em diferentes Estados.

A reportagem tentou acessar os sites e verificou que os mesmos estavam fora do ar. No twitter (@fatalerrorcrew), o Fatal Error Crew, que diz ser uma dupla de crackers, informou o seguinte: “Para começar nesse feriado, 500 sites dos ladrões down”.

Com o ataque, estende-se a crise nos servidores do País. Nesta semana o grupo LulzSecBrazil, o braço nacional o LulzSec, se uniu a outra equipe internacional, o Anonymous, e derrubou o site da presidência da República, do governo brasileiro, da Previdência Social e da Petrobras. O governo disse que, apesar da queda das páginas na internet, nenhum tipo de informação importante foi acessada pelos hackers.

Sobre os ataques deste feriado, o Fatal Error Crew disse que não está numa competição com o LulzSecBrazil para ver quem derruba o maior número de páginas. “Cara competição nenhuma agente do fatal error faz isso a mais de anos... Contra os governos... Só que as vezes temos que mostra nossa força pro governo recuar... LulzSec mandam bem.... Tenho nada contra eles”, disse por email à reportagem um dos integrantes do grupo.

Ele ainda disse que o Fatal Error Crew já invadiu e desfigurou a página inicial de mais de 58 mil sites. Eles mantém uma página na internet com o registro dos ataques e “fotos” de como ficaram os endereços “pixados”.

Confira, em imagens, como foi o arraiá da Academia das Cidades de Casinhas

DA REDAÇÃO DO +CASINHAS.COM


charlesnasci@yahoo.com.br


Com o tema "A colheita junina", a Academia das Cidades de Casinhas e a Biblioteca Pública da cidade se uniram para realizar um belíssimo “arraiá” na última segunda-feira (20). Na programação junina oficial da Prefeitura de Casinhas, no entanto, o evento só aconteceria em julho. "A realização dessa festa, na programação divulgada pela Secretaria de Educação, ficou marcada para o dia 20 de julho, mas desde o início ela estava marcada para do dia 20 deste mês. Foi um pequeno erro de digitação mesmo", explicou para a nossa reportagem a coordenadora da Academia das Cidades, Maria de Jesus Almeida. A festa teve início por volta das 16h30 e contou com apresentações de danças com grupos da própria academia, do CCA1 e do Colégio São Luiz, além da quadrilha de idosos que representou a biblioteca. Confira as fotos:

Anotados na festa, a presidente da Câmara de Vereadores de Casinhas, Maria Pires, as secretárias Verônica Geriz (Educação) e Ediluce Leal (Saúde), além do coordenador pedagógico Givanildo Melo e a assistente social Ana Karla.





















Fotos: Maria de Jesus Almeida/Arquivo Pessoal/Divulgação (Esta postagem foi alterada neste sábado (25) para acréscimos de informações)