Subscribe:
.

quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Prefeita Juliana de Chaparral entrega mais um cemitério ampliado e revitalizado, beneficiando comunidades de Casinhas


Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

Nesta quinta-feira, 31 de outubro de 2024, a prefeita reeleita de Casinhas, Juliana de Chaparral (União Brasil), entregou oficialmente as obras de revitalização e ampliação do Cemitério São Miguel, que atende as comunidades de Vila Nova, Bengalas, São Domingos, Gruta Funda e outras áreas próximas. O serviço incluiu a criação de um velatório, novas gavetas para sepultamento e melhorias na infraestrutura de acesso, um investimento robusto que responde às demandas de longas datas da população local.
Durante a solenidade, Juliana ressaltou a importância das intervenções realizadas nos cemitérios municipais desde o início de sua gestão. "Em Casinhas, temos três cemitérios públicos, e ao assumirmos a gestão nos deparamos com todos eles em estado crítico, sem condições adequadas para novos sepultamentos e com velórios improvisados ​​em espaços pequenos e inadequados. Aqui no Cemitério São Miguel, o estado era tão precário que um simples empurrão que eu dei numas das paredes derrubou o muro. Diante disso, compramos o terreno vizinho, regularizamos a documentação e iniciamos a reforma completa, incluindo calçamento, banheiros, o novo velatório e uma entrada que facilita o acesso com dignidade", explicou a prefeita.
A prefeita também destacou as obras de revitalização já concluídas no cemitério da Lagoa de Pedra, onde foi necessário implantar melhorias significativas. "Anteriormente, em Lagoa de Pedra, as famílias chegavam até a pagar entre R$ 1.800 até R$ 2.000 por uma sepultura, sem qualquer registro oficial dos sepultados. Nossa equipe fez uma topografia completa, identificando cada sepultura, e implementamos novas estruturas, desde a construção de um amplo velatório, banheiros, novas gavetas, toda a parte de calçamento e iluminação do local", acrescentou Juliana.
Na continuidade desses trabalhos, Juliana anunciou que o cemitério na área central da cidade de Casinhas também será revitalizado, em mais uma iniciativa para oferecer organização e respeito aos sepultamentos. Com a proximidade do Dia de Finados, no feriado do sábado, dia 2 de novembro, equipes da prefeitura também realizaram limpezas, pinturas e ajustes nos três cemitérios do município, preparando-os para as visitas da população.
Estiveram presentes na solenidade de hoje o vice-prefeito eleito, Lúcio Silva; o atual vice-prefeito e vereador eleito, Maciel Sales; vereadores da base aliada e os secretários e diretores municipais, além do vigário paroquial de Casinhas, padre Álvaro Benício, que fez as bençãos no local. Como sempre, a população casinhense também compareceu de forma expressiva, consolidando o evento como um marco significativo para as comunidades atendidas pelo novo Cemitério São Miguel. Ao final da cerimônia, a prefeita Juliana ainda fez questão de ajudar a servir uma deliciosa sopa ao público presente e a cortar e distribuir o bolo comemorativo ao evento festivo.

Orobó recebe um trator através de emenda do deputado Fernando Filho


Do BLOG DE ALBERES XAVIER
charlesnasci@yahoo.com.br

Na última semana, o município de Orobó foi contemplado com a entrega de um trator equipado com arado e grade, resultado de uma emenda do deputado federal Fernando Filho (União Brasil). O prefeito Biu Abreu (União) esteve presente na Codevasf, em Recife, para receber o equipamento que visa fortalecer a agricultura local e beneficiar os agricultores da região.

Veja no vídeo:


A conquista é um reflexo da articulação política do deputado Chaparral (União), prefeito eleito de Surubim, que tem se empenhado em trazer recursos para o desenvolvimento de Orobó. A nova aquisição representa um importante avanço na gestão pública, garantindo mais eficiência e apoio aos trabalhadores rurais, que são fundamentais para o crescimento econômico do município.

União Brasil em Pernambuco anuncia nova comissão estadual


Do BLOG DE EDMAR LYRA
charlesnasci@yahoo.com.br

Foi definida a nova composição da comissão estadual do União Brasil em Pernambuco, destacando-se por uma abordagem técnica e estratégica. O advogado Antônio Rueda, atual presidente nacional do partido, indicou todos os membros da nova comissão, que terá um mandato de 180 dias. Em um movimento inédito, a comissão é composta exclusivamente por técnicos, sem a presença de políticos em cargos executivos.

José Ed Jackson da Silva foi nomeado presidente da comissão. Ele será acompanhado por Darlliene Cristina Queiros de Paiva, Enio Siqueira Santos (advogado do União em Brasília) e Kenia Pereira de Abreu. Walbia Vania de Farias Lora assumirá a tesouraria.

Essa nova configuração surge em meio a uma acirrada disputa pelo controle do União Brasil em Pernambuco, envolvendo o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, e o deputado federal Mendonça Filho. A rivalidade interna aponta para um período de ajustes e possíveis mudanças na liderança estadual. Miguel Coelho e seus aliados buscam direcionar o partido para apoiar João Campos, enquanto Mendonça Filho trabalha para alinhá-lo com a base da governadora Raquel Lyra. Os próximos meses serão decisivos para definir o rumo do partido no estado.

Deputado prevê João fora da disputa de 26: "Se Raquel estiver bem, acredito que ele nem candidato ao governo saia"


Do BLOG DO ALBERES XAVIER
charlesnasci@yahoo.com.br

O deputado estadual Antônio Moraes concedeu entrevista ao programa 'Cidade em Foco', da Rede Pernambuco de Rádios e ao Blog do Alberes Xavier. Ele falou sobre o resultado das eleições municipais, em especial, nas cidades onde apoiou de forma direta candidatos a prefeito. Moraes disse que ficou muito satisfeito com os resultados das urnas.

"O interior, em especial, viveu uma bonita festa democrática, acho inclusive que a população está sentindo uma falta enorme", disse ele, emendando: "Quanto aos meus aliados, comemoramos a eleição de oito prefeitos, com outros candidatos disputando e perdendo por pequenas margens de votação". O parlamentar frisou que em sua principal base de atuação política, a Zona da Mata Norte, sete candidatos a prefeito saíram vencedores nas urnas. Ele disse também que a governadora Raquel Lyra atuou como uma grande parceira política neste pleito.

Sobre a antecipação da pauta eleitoral de 2026, o deputado disse que ainda 'tem muita coisa pra frente'. "Não existe nada definido, vai depender muito do que a governadora colocar em prática nos próximos dois anos. Sobre o prefeito do Recife, acho que ele é um forte candidato, mas se a governadora estiver bem, se a economia pernambucana estiver bem, como está agora, acredito que ele nem candidato ao governo saia", falou.

quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Juliana de Chaparral anuncia inauguração do Cemitério São Miguel com estrutura ampliada e velatório


Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

A prefeita reeleita de Casinhas, Juliana de Chaparral, anunciou em suas redes sociais a reinauguração do Cemitério São Miguel, localizado em Vila Nova e destinado a atender também Bengalas, São Domingos e comunidades adjacentes. O evento de entrega está marcado para esta quinta-feira, 31 de outubro, às 14h, e representa uma importante conquista para os moradores dessas localidades, que agora contam com uma estrutura renovada e mais digna.

Em seu convite à população, Juliana destacou a transformação do espaço, que passou por uma reforma abrangente para resolver a falta de condições estruturais adequadas. "É um convite muito especial para toda a população casinhense, especialmente às comunidades de Vila Nova, Bengalas e São Domingos. Nesta quinta-feira, vamos entregar o Cemitério São Miguel, totalmente reestruturado e ampliado. Antes, não havia espaço sequer para enterrar alguém de pé, e as famílias não contavam com um velatório para as cerimônias de despedida", declarou a prefeita.

Veja no vídeo:


A obra incluiu a aquisição de um terreno adicional, permitindo a ampliação significativa do cemitério e a criação de novas gavetas para sepultamento, além da construção de um velatório, facilitando a realização de cerimônias no próprio local. Outro ponto de destaque foi a mudança na entrada do cemitério, um pedido frequente da comunidade devido aos constrangimentos enfrentados em momentos de despedida. "Graças a Deus, compramos o terreno, ampliamos o cemitério, fizemos todas as gavetas, construímos o velatório e mudamos a entrada, porque na hora de entrar o caixão no cemitério era a maior novela", concluiu Juliana.

A revitalização do Cemitério São Miguel é mais uma das intervenções feitas nos cemitérios públicos do município de Casinhas. Anteriormente, a gestão de Juliana de Chaparral realizou uma ampla reforma no cemitério da comunidade de Lagoa de Pedra e já anunciou novos investimentos para modernizar o cemitério localizado no centro da cidade.

Chaparral inicia transição de gabinete para Edson Vieira na Alepe


Do BLOG DO MAGNO
charlesnasci@yahoo.com.br

O prefeito eleito de Surubim, Cleber Chaparral (União Brasil), esteve na manhã desta quarta-feira (30) na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) para dar início ao processo de transição de seu gabinete para o suplente Edson Vieira (União Brasil).

A ação visa garantir que a passagem de responsabilidades ocorra de forma gentil e transparente, proporcionando a Vieira uma base completa de informações para dar continuidade às atividades parlamentares.

terça-feira, 29 de outubro de 2024

Dr. Histenio Sales destaca debate como "ponto de virada" na eleição de Vertente do Lério


Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

Em recente entrevista à Rádio Integração FM, de Surubim, o prefeito eleito de Vertente do Lério, Dr. Histenio Sales (MDB), fez uma análise sobre a vitória obtida nas urnas e sobre o impacto que o debate eleitoral teve na definição dos rumos da campanha. Eleito com 3.783 votos (53,71%), Histenio afirmou ter recebido o resultado "com muita alegria e responsabilidade" e expressou o compromisso de trabalhar incansavelmente em prol dos cidadãos que depositaram confiança em seu projeto político. Ao lado do vice-prefeito eleito, Dão da Lavanderia (União Brasil), Histenio agradeceu o apoio recebido, ressaltando que sua vitória representa um desejo de mudança por parte dos moradores.


A votação expressiva, considerada a maior em números absolutos da história do município, segundo Histenio, mostrou um claro desejo de mudança no cenário político local. Ele relatou que, durante a campanha, teve o apoio de eleitores de todas as faixas etárias. "É emocionante pensar que até idosos com mais de 90 anos, que não votavam há três, quatros eleições passadas, fizeram questão de enfrentar as dificuldades para votar, movidos pela esperança de um município mais próspero para as futuras gerações", afirmou o prefeito, demonstrando gratidão pelo carinho e a participação desse grupo no processo eleitoral.

Durante a entrevista, Histenio falou sobre a estratégia definida na campanha, quando se afastou de suas atividades médicas para se dedicar integralmente ao processo eleitoral, visitando residências e dialogando diretamente com o eleitores. Segundo ele, o contato próximo foi essencial para expor as deficiências da atual gestão que comanda o município por duas décadas e para apresentar suas propostas de forma clara. "Eu queria olhar nos olhos das pessoas e mostrar que era possível fazer diferente, que Vertente do Lério merece uma administração que traga orgulho aos seus moradores", disse ele.

Veja a íntegra da entrevista:


"SIM, O DEBATE FOI O GRANDE DIVISOR DE ÁGUAS"

O momento decisivo da campanha, segundo Histenio, foi o debate eleitoral, "conduzido de forma 
exemplar por Alan Lucena", como fez questão de frisar o prefeito eleito. Dr. Histenio destacou a diferença entre as visões dos candidatos e afirmou que o debate foi fundamental para a população avaliar as ideias e a capacidade de liderança de cada concorrente.

Sobre o confronto de ideias, Histenio apontou que o oponente preferiu evitar uma postura mais direta. "Sim, o debate foi um divisor de águas. Ficou muito claro para a população que o candidato Fábio França não tinha um plano concreto de desenvolvimento para o município, apesar de estar envolvido na administração por 20 anos. Ele se escondia atrás da saia da primeira-dama, da calça do secretário, mas não se colocava como líder com ideias para o futuro de Vertente do Lério", afirmou.

"Eu sabia que, ao colocar as questões cruciais do debate, o eleitorado entenderia que o nosso grupo político estava mais capacitado para resolver os problemas de Vertente do Lério, que o nosso projeto político era muito mais robusto para promover os avanços que a população do nosso município tanto sonha e o real desenvolvimento que todos esperam", concluiu Dr. Histenio.

Prefeita de Casinhas, Juliana de Chaparral, visita obras de pavimentação asfáltica na estrada do Sítio Bengalas


Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

A prefeita reeleita de Casinhas, Juliana de Chaparral, esteve na zona rural do município para acompanhar o andamento das obras de pavimentação asfáltica na estrada da comunidade de Bengalas. A intervenção, que contempla o trecho entre o Cemitério de Vila Nova e o Sítio Gruta Funda, é uma das principais iniciativas em infraestrutura de gestão e representa um investimento superior a R$ 3,3 milhões.

"Minha gente, vocês não sabem o tamanho da minha alegria. Já estou aqui pisando no asfalto desse trecho, que vai transformar a mobilidade e o dia a dia das pessoas que utilizam essa estrada", comemorou Juliana, em vídeo compartilhado nas redes sociais.

Veja o vídeo:


A prefeita relembrou os desafios enfrentados pela população em períodos de chuva, quando o tráfego pela estrada se tornava praticamente impossível. "Era uma estrada muito difícil, e quando chovia, as pessoas enfrentavam muitos problemas para passar por aqui. Com o apoio dos moradores, que doaram terrenos para o alargamento, conseguimos avançar com a obra, e já temos mais de 50% do asfalto concluído. Está parecendo até um BR!", acrescentou.

Durante a visita, Juliana também destacou outras melhorias importantes realizadas na região. Entre elas estão a reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde de Vila Nova, que ganhou um anexo com um Centro de Fisioterapia; como reformas e ampliações das escolas São Miguel, em Vila Nova, e Antônio Francisco de Paula, em Bengalas; além da reforma e ampliação do Cemitério de Vila Nova, cuja obra está em fase final.

"É assim que nós seguimos, fazendo vida na vida das pessoas e mostrando a todos os dias que a nossa maior obra é cuidar dos casinhenses", finalizou a prefeita, reforçando o compromisso de sua gestão em melhorar a infraestrutura e a qualidade de vida da população de Casinhas.

Prefeita Juliana de Chaparral participa da ação do Outubro Rosa com mutirão de saúde para mulheres


Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

Na última semana, a prefeita reeleita de Casinhas, Juliana de Chaparral, esteve presente em um evento dedicado ao Outubro Rosa no centro da cidade. A ação teve como objetivo fortalecer a importância da prevenção contra o câncer de mama e foi marcada por um mutirão de saúde voltado para mulheres, realizado em frente à Unidade Mista Cecília Leal de Miranda. Entre os serviços oferecidos, destaca-se a presença do Carro da Mamografia, que possibilitou a realização de exames gratuitos para a população feminina.

Acompanhada das secretárias Geysa Lima (Saúde) e Ana Cristina Aguiar (Desenvolvimento Social e Direitos Humanos), além de vereadores, a prefeita destacou a importância da mobilização e ressaltou o valor do Outubro Rosa. "Estamos aqui reunidos para fortalecer junto às mulheres a necessidade de estarem atentas à sua saúde. Este é um mês que serve para lembrar a cada uma delas a importância da prevenção contra o câncer de mama", afirmou Juliana.

Veja no vídeo:


A ação ofereceu, além da mamografia, consultas ginecológicas, exames de ultrassonografia e atendimentos de rotina com profissionais de saúde do município. Juliana de Chaparral apresentou sua experiência pessoal ao lembrar que foi superada com câncer de mama em 2019, destacando o papel da prevenção. "Eu tive um câncer de mama em 2019, e hoje estou aqui, graças a Deus e à intercessão de Nossa Senhora. Por isso, é fundamental dar acesso a esses exames preventivos para as mulheres de Casinhas", relatou.

As atividades do Outubro Rosa continuam em Casinhas até o fim do mês, com ações programadas para as Unidades Básicas de Saúde, ampliando o acesso ao atendimento preventivo para mulheres de diferentes localidades do município.

Quase 45 milhões de eleitores já votaram nos EUA, diz estudo


Da ISTOÉ
charlesnasci@yahoo.com.br

O Laboratório Eleitoral da Universidade da Flórida apontou nesta terça-feira (29) que quase 45 milhões eleitores já votaram nas eleições presidenciais dos Estados Unidos. Os votos antecipados estão divididos quase igualmente entre aqueles que optaram ir pessoalmente e os americanos que resolveram votar por correspondência.

O levantamento da instituição de ensino americana aponta que a participação foi menor em comparação com 2020, quando, no mesmo período, quase 60 milhões de pessoas já haviam depositado seus votos. Nos estados onde estão disponíveis dados por filiação partidária, os democratas levam uma ligeira vantagem em relação aos republicanos, com 8,7 milhões de cédulas registradas contra 7,9 milhões.

No entanto, a quantidade de republicanos que votaram antecipadamente no pleito cresceu significativamente em comparação com os ciclos eleitorais anteriores. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, votou ontem (28) em New Castle, em Delaware, mas outros diversos estados importantes no processo, como Geórgia e Carolina do Norte, permitem o voto antecipado.

Eleição dos EUA: Trump lota Madison Square Garden na reta final da campanha


De O ANTAGONISTA
charlesnasci@yahoo.com.br

O ex-presidente Donald Trump realizou um comício histórico em Nova York, no Madison Square Garden, no último domingo, 27, como parte da reta final de sua campanha para as eleições presidenciais de 2024. O evento atraiu milhares de apoiadores, que lotaram o local, com ingressos esgotados em poucas horas após o anúncio. Durante o discurso, Trump fez duras críticas à administração Biden-Harris e apresentou suas propostas para uma eventual nova gestão, incluindo medidas severas contra a imigração ilegal.

Diante de uma plateia empolgada, Trump atacou as políticas migratórias da vice-presidente Kamala Harris, classificando-as como "a mais grave traição de um líder na história americana". Ele prometeu restabelecer a segurança nas fronteiras e defendeu a aplicação da pena de morte para imigrantes que cometam crimes graves, como homicídios de cidadãos americanos.

Promessas econômicas e críticas ao governo atual

Durante o comício, Trump também destacou questões econômicas, como a alta da inflação e o aumento no custo de vida. Ele prometeu reduzir pela metade os preços de energia até janeiro de 2026, caso seja eleito, e eliminar impostos sobre gorjetas, horas extras e benefícios da previdência social para aposentados. "Vamos derrotar rapidamente a inflação e tornar a América acessível novamente", declarou Trump, que também criticou a cobertura da imprensa presente no evento, chamando-os de "mídia de fake news".
O evento contou com a presença de personalidades como Elon Musk, que manifestou seu apoio entusiasmado ao ex-presidente. Outros nomes presentes incluíram o ex-candidato presidencial Robert F. Kennedy Jr., que, após sair do Partido Democrata, aderiu à campanha de Trump em agosto. Em seu discurso, Kennedy criticou duramente o Partido Democrata, chamando-o de "partido da guerra" e acusando a vice-presidente de promover políticas militaristas.

Apelo à inclusão e apoio de minorias religiosas

Trump também destacou a diversidade entre seus apoiadores, afirmando que seu movimento tem crescido entre judeus, muçulmanos, católicos, evangélicos e mórmons. "Somos um grande, poderoso partido, e eles estão perdendo isso", afirmou, ao tentar fortalecer sua imagem de inclusão dentro do Partido Republicano.

Em entrevista ao Roda Viva, João Campos afirma que centro-esquerda precisa fazer autocrítica e buscar união


Da ISTOÉ
charlesnasci@yahoo.com.br

O prefeito reeleito de Recife, João Campos (PSB), foi o convidado do programa Roda Viva, da TV Cultura, ontem, dia 28. Durante sua sabatina, ele disse acreditar que as últimas eleições mostraram um crescimento do centro e da centro-direita no Brasil e que a esquerda necessita fazer uma autocrítica.

"É preciso fazer, sim, uma autocrítica e uma avaliação", disse. De acordo com ele, a empatia é um vínculo que é fundamental e que é necessário que a esquerda entenda que sua forma de comunicação precisa mudar, mas que precisa ser consequência do que os candidatos realmente são. "A direita tem uma maioria na presença nas redes. Isso aproxima e a esquerda precisa ter essa leitura", disse.

De acordo com o prefeito, as pessoas estão buscando políticos que mostrem ação e bom trabalho. Segundo ele, por conta disso, muitos eleitores votaram pela reeleição dos antigos prefeitos. "Eu acho que essa eleição se deu no campo do trabalho. Há um crescimento do centro e da centro-direita e esse é um resultado que, a mim, não surpreende. Quem está em contato com a rua sentia que tinha uma tendência majoritária nesse sentido", disse.

João Campos acredita que a polarização saiu mais enfraquecida das eleições. Ele afirmou que a população está "mais desejosa de quem pode realizar no dia-a-dia". "As pessoas querem saber o que funciona", disse.

Continue lendo clicando aqui.

João Campos emerge da eleição como a nova referência nacional da esquerda moderada


De O PODER
charlesnasci@yahoo.com.br

Se há uma unanimidade entre os analistas é de que a velha esquerda perdeu terreno nas eleições e a esquerda moderada ganhou um líder capaz de comandar uma nova e promissora tendência. Uma aglutinação da esquerda moderada com o centro e até com setores do conservadorismo, que votaram em João, a partir de sua performance como gestor eficiente, que não administra com discriminações ideológicas.

CARISMA

Numa safra de prefeitos eleitos sem carisma, João se destaca exatamente pelo oposto. Sem forçar a barra, se comporta com naturalidade nas mais diversas situações e faz valer o seu carisma para eleitores com todos os perfis.

VISÃO NACIONAL

Analises eleitorais internas destacam que com apenas 30 anos, João Campos é o prefeito mais jovem de uma capital brasileira. Prefeito de Recife desde 2021, surpreendeu
ao ser reeleito com quase 80% dos votos já no primeiro turno.
Como o próprio sobrenome indica, João Campos se torna o principal nome da renovação do clã político mais dominante de Pernambuco.

Com presença nas redes sociais, principalmente no TikTok, criou marca própria e se consagrou como um líder da esquerda em ascensão. Como afirmou um renomado comentarista da televisão: mais que prestar atenção precisamos ouvir este jovem que é a figura mais promissora, representando uma nova esquerda no cenário nacional.

Conta do Bem: Uma luz de esperança para milhares de pernambucanos


Da LBV
charlesnasci@yahoo.com.br

A Neoenergia Pernambuco, em parceria com diversas instituições filantrópicas, transforma a vida de milhares de pessoas por meio do programa Conta do Bem. Com uma simples ação, você pode fazer a diferença: ao incluir um valor na sua conta de energia, você contribui para projetos sociais que beneficiam crianças, adolescentes, idosos e famílias em situação de vulnerabilidade.

Sua energia, transformando vidas

Ao aderir à Conta do Bem, você direciona parte do valor da sua conta de luz para instituições como a Legião da Boa Vontade (LBV), APAE, Movimento Pró Criança e muitas outras. Esses recursos são utilizados em diversas ações, como:

Educação: Oferecendo cursos profissionalizantes, aulas de música, dança e idiomas.

Saúde: Proporcionando atendimento médico e nutricional, além de medicamentos.

Alimentação: Distribuindo cestas básicas e refeições para famílias em situação de vulnerabilidade.

Assistência social: Oferecendo abrigo, roupas e itens de higiene pessoal.

Histórias que inspiram

Amanda Gama, mãe de Lara, uma criança autista atendida pela LBV, conta como o programa transformou a vida de sua família: "A LBV foi um divisor de águas para mim e para minha família. Depois que minha filha Lara entrou na Instituição, tudo mudou. Minha filha almoça na LBV e somos beneficiados com doações de alimentos. Tenho toda tranquilidade em deixar ela aqui, porque sei que vai ser bem alimentada. Nossos filhos recebem doação de material escolar, participam das oficinas de dança, arte e cidadania, corpo e movimento. Nas oficinas, ela tem uma interação muito boa com as outras crianças por meio das brincadeiras. Tudo isso graças ao apoio de vocês da LBV".

Conheça as ações da Entidade em prol da infância brasileira acessando o site www.lbv.org ou @lbvbrasil nas redes sociais. Se preferir, faça uma transferência bancária pelo PIX oficial da LBV: pix@lbv.org.br.

Muralismo Agreste: artistas de Surubim promovem curso de pintura para estudantes da rede pública


Do SURUBIM NEWS - Luiz Carlos Mota
charlesnasci@yahoo.com.br

Intitulado "Muralismo Agreste" e ministrado pelo casal de artistas, Danilo Leal (@danilolealbatista) e Thalita Rodrigues (@rodriguesthalita_), o projeto aprovado em 2023, através da Lei Paulo Gustavo, contempla estudantes do ensino médio da rede pública, e teve início no último sábado, 26 de outubro. "A ideia da oficina é ensinar noções de pintura com pincéis, spray e stencil, com aplicações em superfícies de grandes formatos", relata a autora do projeto, Thalita Rodrigues.

Tendo como referência a cultura popular de Surubim, a oficina começa neste final de semana, com a elaboração da pintura nos dias 02 e 03 de novembro, sob condução da facilitadora, Thalita Rodrigues, e do facilitador convidado, Danilo Leal.

segunda-feira, 28 de outubro de 2024

Raquel, a grande vitoriosa


Do BLOG DO MAGNO
charlesnasci@yahoo.com.br

A governadora Raquel Lyra sai extremamente fortalecida das eleições municipais. Com a vitória de Severino Ramos, ontem, em Paulista, na disputa de segundo turno, o PSDB elegeu o maior número de prefeitos – 32, batendo o PSB, seu maior rival. Somando os prefeitos do PSDB com os de partidos aliados, Raquel soma 125 prefeitos, entre os quais três importantes na Região Metropolitana – Jaboatão, Olinda e Paulista. No interior, passa a ter prefeitos aliados em cidades estratégicas, como a sua Caruaru, Salgueiro, Bezerros, Belo Jardim, Catende, Palmares, Surubim, Sertânia, Serra Talhada e Arcoverde. A vitória de Mirella, em Olinda, mesmo não sendo território tucano, tem também os digitais da tucana.

Raquel travou uma queda de braço com o prefeito reeleito do Recife, João Campos (PSB), em Olinda e Paulista. Foi para às ruas, fez carreatas e caminhadas, subiu no palanque de Mirella e Ramos, e saiu vitoriosa em ambas. São dois municípios estratégicos na Região Metropolitana, o que equilibra o jogo da sua sucessão estadual em 2026, diante da estrondosa vitória de João na capital. Paulista passa a agora a ser gerida pelo PSDB. Ali, Raquel, com a vitória de Ramos, evitou a volta ao poder de Júnior Matuto, que não era um adversário qualquer. O próprio João, em vídeos e declarações ao longo da campanha em Paulista, tratou Matuto não apenas como um aliado, mas um político quase familiar, de relação bem próxima e antiga.

Já em Olinda, com Mirella, uma jovem promessa, que carregou o fardo do desgaste natural do prefeito Lupércio, por estar há oito anos no poder, Raquel colocou a cara na campanha para o tudo ou nada. Foi a vários eventos, deu o suporte que a aliada precisava, fez o discurso de que com ela prefeita Olinda seria tratada com mais atenção pelo Governo do Estado e ainda enfrentou o forte discurso ideológico. Até Lula, através de vídeos na propaganda eleitoral, tentou dar uma forcinha a Matuto, em Paulista, e Vinicius, em Olinda, mas na prática mostrou que não tem mais força nem capital eleitoral para influenciar como cabo eleitoral. Raquel derrotou todas as lideranças de esquerda e da oposição juntas, principalmente em Olinda, onde João, Humberto Costa, Teresa Leitão e Luciana Santos se envolveram com mentes e corações.

É fato histórico que nem sempre quem elege mais prefeitos se fortalece para a briga estadual, o Palácio do Campo das Princesas, mas no caso de Raquel, que o PSB interpretou como a grande derrotada no primeiro turno, não se pode questionar que se fortaleceu para emplacar a sua reeleição em 2026.

Mendonça diz que eleitorado da Região Metropolitana não tem dono


Do BLOG CENÁRIO
charlesnasci@yahoo.com.br

O deputado federal, Mendonça Filho (União Brasil), afirmou que a eleição de Severino Ramos (PSDB), em Paulista, e a de Mirella Almeida (PSD), em Olinda, consolidam uma vitória espetacular da governadora, Raquel Lyra (PSDB). "Raquel fecha 2024 com chave de ouro. Elegeu 125 prefeitos, o PSDB, fez o maior número de prefeitos e, na Região Metropolitana, seus aliados venceram em oito municípios, entre os quais os três maiores colégios eleitorais depois do Recife: Jaboatão, Olinda e Paulista", afirmou.

Mendonça destaca, ainda, que na RMR, João Campos, do PSB, ganhou em cinco municípios e um está sub judice. "Ao contrário do que alguns pregavam, o eleitorado da Região Metropolita não tem dono", provocou. Segundo Mendonça, a governadora ganhou o jogo de 2024 com uma vitória grandiosa. "O jogo de 2026 começa agora. A atuação dela com investimentos em infraestrutura, com R$ 6 bilhões para obras de abastecimento de água, e R$ 5 bilhões para estradas em todas as regiões, está transformando a vida dos pernambucanos", afirmou, ressaltando que isso faz a diferença.

Mendonça destacou que a governadora tem trabalhado muito, já começa a colher os frutos desse trabalho e vai colher ainda mais. "A ampla recuperação de imagem do governo no interior, com muita obra de estrada, abastecimento de água, habitação e entregas em todas as áreas, mostra o reconhecimento do pernambucano a Raquel Lyra, do Sertão, ao Litoral".

Dos 184 prefeitos eleitos, Raquel elegeu 125 aliados em municípios como Caruaru, sua terra natal, Salgueiro, no Sertão, Bezerros e Belo Jardim, no Agreste e Catende e Palmares na Mata Sul, Jaboatão, Olinda e Paulista, na Região Metropolitana. Enquanto, o PSB, principal partido de oposição do seu governo, caiu de 53 prefeituras para 31, perdendo redutos eleitorais históricos como Surubim, Sertânia e Arcoverde.

Nas eleições para prefeito, a força das máquinas administrativas


Do CORREIO BRAZILIENSE
charlesnasci@yahoo.com.br

Dos mais de cinco mil municípios brasileiros, em apenas 51 — incluindo 15 capitais — os eleitores tiveram de voltar às urnas, neste domingo, para definir o pleito para prefeito. Esses colégios eleitorais somam quase 40 milhões de pessoas aptas a votar, ou pouco mais de 25% do eleitorado brasileiro de 156 milhões de eleitores e eleitoras.

Assim que as urnas foram fechadas, em um dia tranquilo na maioria das cidades, os resultados confirmaram o que o primeiro turno já havia sinalizado: o peso das máquinas municipais foram determinantes. Entre os mais de três mil prefeitos que tentaram a reeleição no primeiro turno, 80% obtiveram êxito. Nas capitais, 10 prefeitos ganharam mais quatro anos de mandato, em 6 de outubro, enquanto quatro não chegaram sequer ao segundo turno.

Neste domingo, foi a vez das 15 capitais que adiaram a decisão. Em seis, a taxa de sucesso dos atuais incumbentes que tentavam permanecer no cargo até 2028 foi de 100%. Todos se reelegeram. Nas outras nove capitais, a vitória ficou, na maioria delas, com candidatos apoiados pelo atual prefeito ou pelo governador do estado. O peso das máquinas (municipais e estaduais) foi determinante. Além dos reeleitos, seis candidatos venceram a disputa com apoio político — e investimentos públicos — do atual prefeito ou do governador, sinalizando a opção do eleitorado pelo continuísmo administrativo.

Mesmo assim, o desfecho do segundo turno das eleições foi acompanhado com ansiedade nas oito capitais em que as pesquisas de intenção de voto apontavam empate técnico. Esta foi a eleição do Centrão, em que as forças de centro e de direita prevaleceram com folga sobre os candidatos do chamado campo progressista, a esquerda tradicional.

Em São Paulo, Nunes venceu em 55 das 58 zonas eleitorais; Boulos perdeu até no bairro onde mora, Campo Limpo


Da GAZETA BRASIL
charlesnasci@yahoo.com.br

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) garantiu sua reeleição no segundo turno das eleições realizadas neste domingo, 27, ao derrotar o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) com 59,56% dos votos válidos. Nunes dominou a disputa em 55 das 58 zonas eleitorais da capital, incluindo o bairro de Campo Limpo, na periferia da Zona Sul, onde Boulos reside. Na região, o atual prefeito obteve 51,30% dos votos contra 47,30% do candidato do PSOL.

O emedebista replicou o sucesso eleitoral de seu antecessor e ex-companheiro de chapa, Bruno Covas (PSDB), alcançando sua melhor votação na zona eleitoral de Indianópolis, também na Zona Sul, onde conquistou 69,78% dos votos válidos. Essa expressiva vitória fortaleceu a posição de Nunes, que iniciou sua carreira na prefeitura como vice-prefeito de Covas e agora segue para um segundo mandato no comando da cidade.
Apesar de algumas vitórias pontuais, Boulos não conseguiu repetir o desempenho de 2020, quando havia vencido em oito zonas eleitorais. Este ano, ele saiu vencedor em apenas três: Bela Vista (região central), Valo Velho e Piraporinha, ambas na Zona Sul. No restante das zonas eleitorais onde havia obtido vitória na eleição anterior, como Parelheiros, Grajaú, Capão Redondo e Cidade Tiradentes, Nunes consolidou sua liderança, ampliando a vantagem.

Além de uma votação menos expressiva, a campanha de Boulos em 2024 teve custos elevados. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o candidato do PSOL declarou gastos de R$ 57,2 milhões, valor 16 vezes maior que o registrado em 2020, o que aponta para uma disputa mais acirrada e marcada por altos investimentos. Ricardo Nunes tomará posse para o novo mandato em 1º de janeiro de 2025 e terá ao seu lado o vice-prefeito eleito, Coronel Mello Araújo (PL), indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

PSD de Kassab é o grande vitorioso das eleições municipais


Do BLOG CENÁRIO
charlesnasci@yahoo.com.br

Com 887 prefeitos eleitos, somando o 1º e o 2º turno, o PSD, que nacionalmente é liderado por Gilberto Kassab, saiu bastante fortalecido das urnas. Somando todos esses municípios, o partido recebeu 11.442.969 votos. Esse resultado projeta a sigla para planos mais ousados em 2026, podendo ocupar mais espaços no Congresso e influenciar na eleição presidencial.

Ao todo, o PSD vai comandar cinco capitais a partir de 2025: Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Rio de Janeiro e São Luís. A legenda também venceu em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, com Mirella Almeida onde ela contou com o apoio da governadora Raquel Lyra (PSDB) para conquistar a vitória.

Em Pernambuco, o PSD que tem como presidente desde sua fundação o atual ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, também se saiu bem. Mesmo tomando uma surra de votos no Recife, o partido conquistou 19 prefeituras espalhadas pelo estado. O resultado deve refletir positivamente na eleição para estadual e federal, voltando a ter representantes nessas duas bancadas.

Bolsonaro à CNN: "O PT morreu e a vitória foi do povo conservador pelo Brasil"


Da CNN BRASIL
charlesnasci@yahoo.com.br

Em entrevista à CNN, nesta segunda-feira (28), um dia após o segundo turno das eleições municipais, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que o resultado do pleito municipal significa uma vitória da direita e do povo conservador, e que a perda em algumas cidades teve gosto de vitória. "Em Fortaleza, tivemos um jovem que arrastou multidão, lutando contra a máquina. A capital está totalmente dividida. Foi uma derrota com sabor de vitória, porque a diferença foi pouca", analisou o ex-presidente. "Em Goiânia, uma operação da PF, quase às vésperas da eleição, atrapalhou, é evidente. Mas agora é olhar para frente", concluiu.

Jair Bolsonaro também falou à CNN sobre o resultado da eleição em São Paulo e criticou o desempenho do PT pelo país. "Em São Paulo, foi muito bom. A vitória foi do povo conservador, da direita, do povo de bem. Eu estou feliz! Cada vez mais a população se afasta do mal, do vermelho, que aflige o mundo todo. O PT morreu. Já desceram o caixão. Só falta jogar a terra na catacumba", disse Bolsonaro. O ex-presidente ainda comentou o papel do vice de Ricardo Nunes (MDB), prefeito reeleito em São Paulo.

"O coronel Mello Araújo não vai ser um vice protocolar, pelo contrário. Vai ser ativo. Ele vai circular em áreas e vai antecipar problemas para serem resolvidos. As pessoas em São Paulo entenderam que a direita tem a melhor proposta. Olha o Boulos. As pessoas, quando vão para a direita, não voltam mais [para a esquerda]. Igual à mosca quando sente o gosto do mel. Ela não volta mais à antiga alimentação [risos]", afirmou.

Moradores reclamam dos serviços da Neoenergia em Surubim


Do SURUBIM NEWS - Luiz Carlos Mota
charlesnasci@yahoo.com.br

Nesta segunda-feira, 28 de outubro, um problema voltou à tona em Surubim. As sucessivas quedas de energia, gerando prejuízos à população de vários bairros e povoados.
A empresa responsável pela distribuição de energia elétrica em Pernambuco é a Neoenergia (antiga Celpe) – subsidiária do grupo espanhol Iberdrola. Em resumo, as constantes falhas no serviço da Neoenergia, potencializadas este ano, estão sendo registradas no Estado inteiro.

Em abril, o deputado estadual, João Paulo (PT), propôs na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para investigar o caso. Apontando, inclusive, a demissão de funcionários experientes, que faziam a manutenção do sistema elétrico, como um dos fatores para explicar as dificuldades operacionais acerca do fornecimento de energia.

Também em abril, a Neoenergia anunciou o investimento recorde de R$ 5,1 bilhões no Estado para os próximos 5 anos. Na época, a governadora, Raquel Lyra, comemorou o aporte, mas também exigiu melhorias, afirmando que a Agência de Regulação de Pernambuco fiscaliza os serviços e sua gestão atua por meio do diálogo institucional.

Certamente, pelo feedback, as melhorias ainda não foram registradas pelos consumidores em Surubim e municípios circunvizinhos. Já que a percepção é justamente o contrário, com as quedas e falta de energia ocorrendo com mais frequência, segundo relatos.

domingo, 27 de outubro de 2024

Prefeitura de Casinhas decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público


Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

A Prefeitura de Casinhas informa que, em celebração ao Dia do Servidor Público, não haverá expediente nas repartições públicas do município nesta segunda-feira, 28 de outubro. A decisão abrange todas as repartições municipais, com exceção dos serviços essenciais, que continuarão em operação para atender à população.

"Os atendimentos de urgência e emergência, como os de saúde, seguirão funcionando normalmente, assegurando que qualquer necessidade imediata seja atendida sem interrupções. A gestão municipal agradece a compreensão de todos e reafirma seu compromisso com o bem-estar dos servidores e a prestação contínua de serviços essenciais para a comunidade", diz a nota oficial emitida nas redes sociais.

Nunes agradece apoio de Tarcísio em discurso após vitória em São Paulo


Do CORREIO BRAZILIENSE
charlesnasci@yahoo.com.br

O prefeito reeleito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), comemorou na noite deste domingo (27) a vitória nas urnas neste segundo turno. Nunes agradeceu à mulher, Regina, e ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). "Eu agradeço ao líder maior, sem o qual nós não teríamos essa vitória. Meu amigo, que me deu a mão na hora mais difícil", disse sobre Tarcísio.

"Eu tenho certeza que os próximos quatro anos serão os melhores quatro anos da história de São Paulo", afirmou no evento no Clube Banespa, na zona sul da capital paulista. Nunes declarou que governará "para todos", deixando as diferenças para trás. "O equilíbrio venceu todos os extremismos."

O prefeito também relembrou Bruno Covas, ex-prefeito de São Paulo que morreu de câncer em 2021. Nunes era vice de Covas.

Vitória em Olinda e Paulista mostra força de Raquel


Do FALA PE
charlesnasci@yahoo.com.br

O resultado das urnas quando do segundo turno das eleições municipais em Pernambuco, em 2024, acabou por consagrar a força da governadora Raquel Lyra (PSDB) no estado levando-se em consideração o número de prefeitos eleitos. Coube à governadora atrair votos para Mirella Almeida (PSD), em Olinda; e Severino Ramos (PSDB), no Paulista.

Vale ressaltar o peso de Raquel na campanha de Ramos em um dos principais colégios eleitorais do estado, tendo exercido papel preponderante na vitória de Ramos no Paulista. E aqui pode estar um ‘case’ do que pode vir a ser o peso da figura de Raquel enquanto puxadora de votos.

De toda sorte, a governadora demonstrou-se como uma grande estrategista. Soube como firmar alianças e pontuou aliados em todas as regiões do estado. 2025 há de de ser um ano a ser marcado por investimentos robustos por parte do governo estadual. Há de se ter, em virtude, o reconhecimento por parte da população. Não há dúvidas, portanto, de que os prefeitos eleitos estarão a buscar a fonte de investimentos.

Mas mais que isso, Raquel consagrou-se como uma grande força política estadual e nacional.

Prefeitos de 16 capitais foram reeleitos


Do METRÓPOLES
charlesnasci@yahoo.com.br

Dos 20 prefeitos candidatos nas 26 capitais brasileiras, 16 tiveram sucesso e foram reeleitos nas Eleições Municipais de 2024. O número leva em conta os resultados do primeiro turno, realizado em 6 de outubro, e os do segundo turno, realizado neste domingo (27.10).

Dez dos 16 vitoriosos foram reeleitos já em primeiro turno, ao obterem 50% mais um dos votos válidos. Já seis prefeitos buscando a reeleição avançaram para o segundo turno e tiveram sucesso neste domingo. Pela regra eleitoral, todas as capitais poderiam ter segundo turno, pois possuem mais de 200 mil eleitores.

Foram reeleitos os seguintes prefeitos de capitais:
Eduardo Paes (PSD) no Rio de Janeiro, Rio de Janeiro;
Lorenzo Pazolini (Republicanos) em Vitória, Espírito Santo;
João Campos (PSB) no Recife, Pernambuco;
Bruno Reis (União Brasil) em Salvador, Bahia;
João Henrique Caldas, o JHC (PL), em Maceió, Alagoas;
Eduardo Braide (PSD) em São Luís, Maranhão;
Dr. Furlan (MDB) em Macapá, Amapá;
Arthur Henrique (MDB) em Boa Vista, Roraima;
Tião Bocalom (PL) em Rio Branco, Acre;
Topázio Neto (PSD) em Florianópolis, Santa Catarina;
David Almeida (Avante) em Manaus, Amazonas;
Cícero Lucena (PP) em João Pessoa, Paraíba;
Adriane Lopes (PP) em Campo Grande (MS);
Sebastião Melo (MDB) em Porto Alegre (RS);
Fuad Noman (PSD) em Belo Horizonte (BH); e
Ricardo Nunes (MDB) em São Paulo, São Paulo.

NÃO REELEITOS

Houve quatro prefeitos de capitais que não tiveram sucesso já em primeiro turno. Eleitos em 2020, José Sarto (PDT), prefeito de Fortaleza (CE), e Edmilson Rodrigues (PSol), em Belém (PA), ficaram em terceiro lugar na disputa. Sarto teve 11,75% dos votos e Edmilson, 9,78%.

Também não conseguiu se eleger Rogério Cruz (Solidariedade), que foi eleito vice em 2020 em Goiânia e assumiu o mandato em 2021, após o falecimento do prefeito eleito Maguito Vilela (MDB), que morreu em decorrência da Covid. Na disputa deste ano, Rogério ficou em sexto lugar no primeiro turno, com 3,14% dos votos.

A quarta capital onde o prefeito não se reelegeu foi Teresina (PI). Na capital piauiense, o atual prefeito, Dr. Pessoa (PRD), acabou a disputa em terceiro lugar, com apenas 2,20% dos votos válidos. O vencedor da eleição foi Silvio Mendes (União), eleito no primeiro turno com 52,19%. Mendes já havia chefiado Teresina anteriormente, de 2005 a 2010.

Com apoio de Raquel, Mirella é eleita prefeita de Olinda em disputa emocionante


Do BLOG DO MAGNO
charlesnasci@yahoo.com.br

A ex-secretária Mirella Almeida (PSD) foi matematicamente eleita prefeita de Olinda após uma disputa emocionante nas urnas. Com o apoio do atual prefeito, Professor Lupércio (PSD), e da governadora Raquel Lyra (PSDB), Mirella, que tem como vice o ex-jogador Chiquinho (SD), garantiu a vitória após uma apuração apertada e cheia de reviravoltas.

Com 98,30% das urnas apuradas, a candidata obteve 109.544 votos (51,27%), superando Vinicius Castello (PT), que ficou com 104.120 votos (48,73%). A apuração seguiu equilibrada, com os candidatos alternando posições ao longo do processo.

Castello, que contava com o apoio de importantes lideranças como o prefeito do Recife, João Campos (PSB), e senadores petistas como Humberto Costa e Teresa Leitão, além de ministros como Alexandre Padilha e Luciana Santos.

Apoiado pela governadora Raquel, Ramos é eleito prefeito de Paulista


Do BLOG DO MAGNO
charlesnasci@yahoo.com.br

Severino Ramos (PSDB) foi eleito prefeito de Paulista no segundo turno das eleições municipais deste domingo (27), consolidando-se como o novo gestor do município a partir de 1º de janeiro de 2025. Com 77,93% das urnas apuradas, Ramos obteve 72,26% dos votos válidos, derrotando o deputado estadual Júnior Matuto (PSB), que alcançou 27,62%. O tucano concorreu pela coligação "Força da Mudança" (MDB/Podemos/PRD/Novo/PSD/Federação PSDB-Cidadania), e seu vice-prefeito será Felipe Andrade (PSD).

Ramos, que já havia disputado a prefeitura em 2020, desta vez teve êxito, contando com o apoio do prefeito Yves Ribeiro (PT), que decidiu não buscar a reeleição. O candidato também reuniu em seu palanque quatro ex-candidatos do primeiro turno, fortalecendo sua candidatura. Aos 76 anos, natural de Goiana, Ramos é presidente do Sindicato dos Comerciários do Recife e já exerceu mandatos como vereador do Recife e deputado estadual. Durante a campanha, ele contou com o apoio da governadora Raquel Lyra (PSDB). Com sua vitória, o PSDB atinge a marca de 32 prefeituras conquistadas nas eleições deste ano.

Votações do segundo turno encerradas no Brasil


Do BLOG DO MAGNO
charlesnasci@yahoo.com.br

Começou às 17h deste domingo (27), no horário de Brasília, logo após o encerramento da votação, a divulgação da contagem dos votos do 2º turno das Eleições Municipais de 2024 para os cargos de prefeito e vice-prefeito em 51 municípios, sendo 15 capitais. A contagem ocorre em tempo real.

A totalização poderá ser acompanhada no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pelo celular ou pelo computador, por meio da página “Resultados”. Os resultados das votações para as candidatas e os candidatos que disputam o cargo de prefeito incluem também os votos em branco, os nulos e as abstenções.

PLATAFORMAS PARCEIRAS

A cidadã e o cidadão também podem acompanhar, em tempo real, o fechamento das urnas e a divulgação dos votos nos perfis oficiais do TSE nas redes sociais Instagram (@tsejusbr), TikTok (@TSEJus) e Kwai (TSEJus). A totalização também será transmitida pelo canal do TSE no YouTube (@justicaeleitoral) e pela TV e Rádio Justiça.